Bolos

Bolo Tres Leches

BOLO TRES LECHES-0181-2

Se prepare para o bolo mais molhadinho da sua vida. Bolo tres leches é fácil de fazer, fica super molhadinho, gelado e doce na medida certa.

A primeira vez que eu ouvi falar dessa receita, foi quando estava trabalhando temporariamente em um restaurante. Eu era encarregada de fazer todas as sobremesas e um dia, a dona do restaurante me pediu pra fazer um bolo tres leches. Eu nunca tinha ouvido falar da receita, e sem entender muita coisa fui seguindo as instruções conforme ela me orientava. “Faz um bolo de baunilha qualquer, e depois você rega esse bolo com leite condensado, creme de leite e leite evaporado*”. “Ok”, eu pensei. Mas quando chegou na hora de regar o bolo, eu não queria colocar aquela quantidade de líquido toda. “É muito”, eu pensei. “Pode colocar tudo que vai ficar bom, te garanto”, a chef falou. E como uma boa discípula, eu confiei e fiz exatamente como ela queria. E não é que deu certo? E ficou muito muito bom.

Hoje, depois de anos fazendo essa receita, posso dizer que esse bolo, além de ser o meu preferido, é a minha especialidade. Recebo muitos elogios toda vez que faço. Esses dias, fiz um para o pastor da minha igreja, e depois ele veio agradecer, falando que bolo tres leches era a sobremesa preferida dele e que o que eu fiz tinha sido o melhor que ele já havia comido. Pense numa pessoa que ficou feliz com o elogio 🙂

A única coisa que me incomodava nessa receita, era a apresentação. Ele tradicionalmente é assado em uma forma retangular e não é desenformado, mas eu quis fazer ele redondo e servido em um prato de bolo porque achei que ficaria mais festivo.

A decoração com morangos e o chantilly por todo o bolo também não fazem parte da receita original, mas eu gosto muito de usar porque o azedinho do morango contrasta lindamente com o chantilly.

Essa decoração é super simples de fazer, e garanto que até quem nunca fez bolo na vida, consegue fazer esse.

Não subestime a simplicidade desse bolo. Apesar de ser sem recheio, fica delicioso. É sempre o bolo que meus amigos pedem pra eu fazer quando temos uma festinha por aqui. Todo mundo ama.

Quando você fizer essa receita, marque o @vaicomeroque na sua foto do instagram pra eu ver como ficou. Boa sorte com a receita!

*Leite evaporado é um leite de vaca comum, que é cozido em temperatura baixa (sem ferver) até reduzir pela metade da quantidade original.

BOLO TRES LECHES-0171-2 BOLO TRES LECHES-0157-2 BOLO TRES LECHES-0191-2 BOLO TRES LECHES-0200-2 BOLO TRES LECHES-0203-2

Para o bolo:

3 ovos

1 xícara de açúcar

1 colher de chá de extrato de baunilha

3/4 de xícara de óleo

3/4 de xícara de leite

2 xícaras de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento em pó

Pitada de sal

Como Fazer:

Em uma batedeira, misture os ovos e o açúcar por 3 minutos em velocidade máxima até que triplique de volume. Adicione a baunilha, óleo, farinha e leite, misturando só até que a farinha esteja dissolvida na massa.

Acrescente o fermento, misture e transfira a massa para uma assadeira redonda de 21 cm untada com papel manteiga.

Leve para assar em forno preaquecido à 180 C (350 F) por aproximadamente 50 minutos ou até que fazendo o teste do palito, ele saia limpo.

Assim que o bolo sair do forno desenforme.

Para a calda:

1 lata (395g) de leite condensado

1 xícara de leite evaporado ou integral

200g de creme de leite (de caixanha, lata ou fresco)

Como Fazer:

Em uma tigela, misture todos os ingredientes.

Para a montagem:

2 xícaras de creme de leite fresco (gelado)

1/2 xícara de açúcar

100g de morangos

Como Fazer:

Com o bolo desenformado, faça pequenos furos com a ajuda de um espeto de churrasco ou hashi por todo o bolo. Regue com a calda, esperando o líquido ser absorvido para aos poucos acrescentar todo o líquido.

Quando a calda estiver completamente absorvida no bolo, leve para a geladeira pelo mínimo de 3 horas (preferencialmente de um dia para o outro) para gelar completamente.

Quando o bolo estiver pronto para servir, misture o creme de leite e o açúcar em uma batedeira em velocidade média, até obter um pico firme para chantilly. Cubra o bolo com o chantilly e decore com frutas. Sirva gelado.

1 Comment

  • Reply Natalia Yamagata 05/07/2017 at 5:00 PM

    Eu fiiiiz no meu aniversário! Como mudei de casa agora, não sabia bem como o forno funcionava, não ficou alto como o seu, mas ficou delicioso! Obrigada!!!

  • Deixe o seu comentário