Bolos

Bolo de Blueberry e Limão Siciliano

Bolo é uma coisa boa demais né? Esse aqui então é incrível. Super molhadinho. E com aquele azedinho do limão, a umidade da blueberry e a cremosidade da cobertura. É uma delícia. Perfeito pra aquele chá da tarde ou café da manhã.

Blueberries são um pouco caras no brasil, eu sei, mas aqui nos Estados Unidos elas entraram na época e estão super docinhas e baratas. Aqui perto de casa tem um lugar onde a gente pode colher direto da árvore. É tão bom! Você pode comer a vontade e pagar só aquilo que comprar. Da última vez que eu fui fiquei com a roupa toda manchada e os dentes também. Foi uma festa só. Dá um pouquinho de inveja, eu sei, mas pense que no Brasil vocês tem abundância de maracujá. Aqui raramente se encontra e eles são minúsculos e custam os olhos da cara. Cada lugar tem as suas vantagens e desvantagens.

Esse bolo leva bastante manteiga, que deixa ele bem fotinho e úmido. A quantidade de farinha também é maior, porque a massa precisa ficar mais densa. Se ela estivesse mais líquida as blueberries iriam afundar no fundo da forma. Então sempre que tem frutinhas no bolo, o ideal é uma massa um pouco mais pesada pra que não afunde. O que ajuda também é envolver as frutas em  1 colher de farinha antes de incorporar à massa.

A cobertura é bem parecida com a do cupcake red velvet que eu já ensinei aqui. Só adaptei as proporções e substituí o creme de leite fresco por leite. Eu gosto demais dessa cobertura porque ela é leve e cremosa. Dá pra adicionar umas raspinhas de limão também. Eu só não coloquei porque meus limões tinham acabado.

É claro que você pode usar outras frutinhas no lugar da blueberry. Morango, framboesa, maçã, abacaxi, ou outra que tiver aí na sua casa, mas eu gosto demais dessa combinação de frutas e acho que você vai gostar também. Fica uma delícia. Faz em casa e me fala como ficou. Espero que gostem 🙂

 

Ingredientes:

1 xícara de manteiga amolecida (230g)

1 e 1/2 xícaras de açúcar cristal

1 xícara de leite

Raspas e suco de 3 limões (eu usei o siciliano, mas pode ser o thaiti)

4 ovos

1 colher de sopa de extrato de baunilha

3 xícaras de farinha de trigo

Pitada de Sal

1 e 1/2 colheres de sopa de fermento químico para bolos

250g de blueberries frescas ou congeladas

Para a cobertura:

100g de cream cheese em temperatura ambiente

1/2 xícara de açúcar de confeiteiro

2 colheres de sopa de leite (ou o quanto baste)

Como Fazer:

Esprema o suco do limão no leite e deixe descansar por 5 minutos até que talhe.

Para o bolo, misture a manteiga, raspas do limão e açúcar até que o açúcar esteja bem incorporado à massa e vire um creme fofo. Acrescente os ovos, um a um, misturando bem à cada adição.

Adicione a baunilha e a farinha, sal e fermento.

Acrescente o leite e misture. Por último, as blueberries.

Leve para assar em uma forma com furo no meio (ou outra da sua preferência) por aproximadamente 50 minutos  em forno preaquecido a 180 C (350 F) ou até que espetando um palito no centro ele saia limpo. Cuidado para não assar por tempo demais ou o bolo pode ressecar. Eu sempre falo isso aqui, mas cada forno é diferente e o tempo de forno pode variar bastante, então fique sempre de olho.

Para a cobertura misture o cream cheese com o açúcar de confeiteiro até que forme um creme liso. Acrescente o leite aos poucos até atingir a consistência desejada.

Cubra o bolo e decore com raspas de limão e blueberries frescas.

5 Comments

  • Reply Jos 20/05/2015 at 9:16 AM

    Fran, qual a sua fruta vermelha favorita?

  • Reply Gabriela 11/06/2015 at 5:36 PM

    Oi Fran, estou sentindo falta de suas receitas 🙁

  • Reply Amanda 12/09/2015 at 10:50 PM

    Fran!! Eu fiz esse bolo, só que como eu não achei blueberry, usei morangos e ficou muito bom!

    • Reply Francielle Nogueira 14/09/2015 at 12:39 PM

      ❤️

    • Reply Francielle Nogueira 14/09/2015 at 12:46 PM

      deve ter ficado uma delicia!❤️

    Deixe o seu comentário