Bolos

Bolo Kit Kat

É mais simples do que parece. Na verdade, bolo kit Kat pode ter diversos recheios. Com massa de chocolate ou baunilha, ou até mesmo sorvete. O que caracteriza mesmo essa receita é a decoração com os kit kats pro fora. 

Eu escolhi essa massa de banana e o recheio de ganache porque acho que combina super bem. Banana e chocolate é um casamento perfeito e o kit kat traz textura e um sabor ainda mais gostoso.

Essa receita surgiu quando eu estava editando um dos vídeos aqui do blog. Como editar é a parte do trabalho que menos gosto, eu me distraio fácil. Foi assim que meus pensamentos começaram a divagar e tive a ideia de criar um bolo recheado com banana e chocolate. Parei tudo (o que não foi difícil, hehe) e coloquei no papel minhas ideias. Depois de alguns testes e ajustes cheguei nessa receita.

Acho perfeito o equilibrio entre banana e chocolate nesse bolo. Nem chocolate demais, nem banana demais. Just right.  

Eu optei por molhar o bolo com suco de limão. Aqui nos EUA não se tem o costume de molhar os bolos por uma razão óbvia: fica mais dificil de espalhar o recheio depois. Parece que a ganache fica grudando na espátula e não adere tão bem ao bolo. Precisa de um pouco mais de paciência. Mas vale a pena. Um bolo molhadinho tem outro sabor. 

Na hora de cortar as camadas eu gosto de fazer um pequeno corte pra facilitar depois a hora do encaixe. Essa é uma técnica velha como minha vovózinha, mas que funciona wonders

Outra dica também é colocar pedacinhos de kit kat entre as camadas depois da ganache. Fica delicioso. Eu optei por não colocar porque queria diminuir os custos, mas fica à seu critério. 

De qualquer maneira, espero que goste da receita e faça em casa. Depois me escreve como ficou. 

Apesar de o bolo se chamar kit kat  uma opção é não colocar os chocolates e decorar com bico de confeitar e granulados. 

Apesar de o bolo se chamar kit kat  uma opção é não colocar os chocolates e decorar com bico de confeitar e granulados. 

Ingredientes:

Para o bolo:

1/2 xícara de manteiga amolecida (113g)

1/2 xícara de açúcar mascavo

3/4 xícara de açúcar cristal 

3 ovos

1 colher de sopa de essência de baunilha

3 xícaras de farinha de trigo

6 bananas nanicas amassadas

1 e 1/2 colheres de sopa de fermento em pó

1 colher de sopa de canela em pó

Para a ganache: 

550 gramas de chocolate picado (eu uso metade ao leite e metade meio amargo)

275g de creme de leite (eu usei o fresco)

500g de Kit kats para decoração

Como Fazer: 

Para a ganache derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas de 30 em 30 segundos mexendo bem a cada intervalo. Misture com o creme de leite e leve á geladeira até ficar firme. Isso pode levar entre 2 e 24 horas dependendo das condições climáticas e da qualidade do seu chocolate. Por isso que gosto de usar o creme de leite fresco. Caso a ganache não endureça, dá sempre pra bater na batedeira pro creme de leite encorpar. Assim você sempre vai ter a consistência certa. 

Para o bolo, misture em uma batedeira a manteiga e os açúcares até que um creme fofo se forme. Acrescente os ovos um a um, depois as bananas amassadas e a baunilha. Por último a farinha, fermento e canela. Leve para assar em duas assadeiras iguais de 22cm untadas e forradas com papel manteiga (pra não correr risco de grudar). Se não tiver duas assadeiras iguais, uma funda serve, mas você terá que cortar o bolo em 4 partes.

Leve para assar por aproximadamente 40 minutos ou até que fazendo o teste do palito ele saia limpo. Cuidado para não assar por tempo demais para não ressecar o bolo. 

Espere esfriar completamente. Corte os bolos ao meio. Bata a ganache na batedeira (se estiver usando o creme de leite fresco) e monte as camadas com bolo e regue com refrigerante ou suco. Espalhe o recheio, cubra o bolo com a ganache restante e coloque os kit kats. Eu gosto de deixá-los na geladeira por alguns minutos para não correr o risco de eles derreterem na minha mão. Como o chocolate é ao leite é bom se precaver, principalmente se o dia estiver quente. 

Corte os chocolates que sobrarem e coloque por cima. Envolva o bolo com uma fita para prevenir que eles desgrudem do bolo (além de deixar o bolo mais bonito né). 

Eu gosto de levar para a geladeira por algumas horas antes de servir. Os sabores se misturam melhor e o bolo fica mais gostoso. 

Bom apetite!

Comentários

4 Comments

  • Reply Julie F. 21/08/2014 at 2:27 AM

    Que lindo e delicioso vdeo Fran! Tenho uma dvida,o creme de leite fresco um pouco dficil de achar no Brasil! Ento usa o de caixinha normal ou aquele preparo (tipo creme de leite pra chantily) ?

    • Reply Vai Comer o Que? 04/09/2014 at 3:06 AM

      pode ser o de caixinha mesmo, s no vai dar pra bater na batedeira no final pra ficar areado, mas d super certo!

      • Reply Julie F. 08/09/2014 at 3:03 AM

        Mas eu quero que fique da mesma consistncia que o seu ficou! Bem cremoso…ao ponto de poder confeitar com o bico sabe? Se eu usar o de caixinha,qual o processo que devo fazer? Desculpa a insistncia… adoro seus vdeos… <3

  • Reply Priscila 10/09/2014 at 5:22 PM

    Muito legal essa receita, adorei!

    Beijinhos, Pri
    http://www.receitaesperta.com.br/

  • Deixe o seu comentário