Bolos

Bolo Listrado de Cenoura e Chocolate

Bolo de cenoura? Gosto. Bolo de chocolate? Gosto. Bolo listrado de cenoura e chocolate com ganache? Amo.

Ando meio obcecada com bolos listrados. Tem pelo menos uns 3 diferentes que eu ainda quero compartilhar por aqui. E hoje eu começo com esse bem abrasileirado.

Nao sei o porquê de o Brasil ser o único país que consome bolo de cenoura dessa forma, com as cenouras trituradas. Acho uma receita tão gostosa! Eu já dei pra alguns americanos experimentarem e eles amaram, e quase não acreditaram quando eu contei que o amarelinho era cenoura e não corante.

BOLO LISTRADO DE CENOURA E CHOCOLATE--17

Fato é que bolo de cenoura é o favorito de quase todo brasileiro e cada um tem uma receita que julga ser a melhor. Eu não vou ser pretensiosa ao ponto de dizer que a minha receita é a melhor, mas vocês dirão quando experimentarem. Veremos.

Mas, por mais gostoso que o bolo de cenoura seja, ele tem também um forte concorrente: O bolo de chocolate.

E pra quem nunca sabe qual dos dois gosta mais, eu sugiro fortemente essa receita. Na hora da indecisão por que não fazer os 2 e transformar em um só?

Esse bolo de chocolate é muito gostoso e não leva ovos. Se você quiser transformar ele em vegano também dá. É só substituir o leite por água.  E se você quiser fazer uma ganache com leite de coco, ta aí mais uma receitinha vegana pra você.

Aqui eu fiz com leite mesmo, porque o bolo de cenoura não era vegano e nem a cobertura então não vi muito sentido em fazer com água.

Agora falando sobre o recheio/cobertura. Quando eu desenvolvi essa receita, à princípio pensei em rechear com brigadeiro e cobrir com a ganache. Não seria nada a mal né? Mas confesso que me deu um pouco de preguiça, então resolvi fazer uma ganache que servisse de recheio e cobertura ao mesmo tempo. A preguiça venceu, mas o sabor também. Ficou muito gostoso!

Agora, como eu falei no vídeo, a ideia desse bolo não é ser um super mega ultra bolo recheado. Ele é um bolo simples, mas com uma surpresinha quando cortado.

Você pode até dobrar a quantidade de recheio na hora da montagem, mas eu não quis arriscar colocar muito recheio e perder o efeito das listras.

Ainda sobre a quantidade de recheio/cobertura, eu dou aqui as medidas exatas para nem sobrar e nem faltar. Então cuidado, porque se você seguir as minhas medidas e acabar recheando demais, pode faltar  para a cobertura depois. Se você realmente quiser mais recheio, sugiro aumentar a receita de ganache.

Acho que nao preciso nem falar mais nada sobre esse bolo, sobre o quão macio e gostoso ele fica, porque as fotos são basicamente auto explicativas.

Quando você fizer esse bolo, poste uma foto usando a #vaicomeroque lá no instagram pra eu ver como ficou. Boa sorte com a receita!

BOLO LISTRADO DE CENOURA E CHOCOLATE--3 BOLO LISTRADO DE CENOURA E CHOCOLATE--5 BOLO LISTRADO DE CENOURA E CHOCOLATE--9 BOLO LISTRADO DE CENOURA E CHOCOLATE--13 BOLO LISTRADO DE CENOURA E CHOCOLATE--15

 

Para o Bolo de Chocolate:

1 e 1/4 de xícara (190g) de farinha de trigo

1 xícara (220g) de açúcar

1/3 de xícara (35g) de cacau em pó

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

1/3 de xícara (80ml) de óleo

1 xícara (240ml ) de leite

1 colher de chá de vinagre branco ou de maçã

Como Fazer:

Em um bowl, peneire a farinha, cacau, bicarbonato e açúcar. Misture com uma espátula e adicione o óleo e leite.

Misture até que fique incorporado. Por último, acrescente o vinagre e misture.

Transfira para uma assadeira quadrada de 23 cm que esteja untada e leve para assar em forno preaquecido à 180 C por 35 minutos ou até que esteja assado.

Desenforme e espere esfriar completamente antes da montagem.

Para o Bolo de Cenoura:

2 ovos

1 xícara (220g) de açúcar

2 cenouras (75g) descascadas e cortadas em pedaços pequenos

1/3 de xícara (80ml) de óleo

1 e 1/4 de xícara (190g) de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento em pó

Como Fazer:

Em um bowl, adicione os ovos, açúcar, cenouras e óleo. Bata em um mixer ou liquidificador até que fique um creme homogêneo.

Acrescente a farinha e o fermento e misture somente até a mistura ficar sem grumos.

Transfira para uma assadeira quadrada de 23 cm que esteja untada e leve para assar em forno preaquecido à 180 C por 35 minutos ou até que esteja assado.

Desenforme e espere esfriar completamente antes da montagem.

Para a Cobertura/Recheio:

300 ml de creme de leite

150g de chocolate meio amargo picado ou em gotas

Como Fazer:

Esquente o creme de leite no microondas ou em uma panela até que fique bem quente, mas sem ferver. Acrescente o chocolate e deixe descansar por 2 minutos.

Com um fouet, misture até que o chocolate esteja completamente derretido e a mistura esteja lisa.

Deixe fora da geladeira para que fique firme (aproximadamente 30 minutos)

Para a Montagem:

Corte cada bolo em 3 partes iguais. Faça a montagem intercalando as camadas de bolo de cenoura e chocolate com camadas bem finas de recheio. Vire o bolo e retire o excesso de massa com a ajuda de uma faca, para nivelar.

Cubra com o restante da ganache e decore fazendo pequenas listras com a ajuda de uma espátula.

No Comments

Deixe o seu comentário