Bolos

Bolo de Maracujá Com Chocolate

6 anos de Vai Comer o Quê!

Eu nem posso acreditar que já se passou tanto tempo! Quantas receitas, quantos posts, quantos vídeos e vlogs foram postados ao longo desses anos, né? 

Eu fico extremamente agradecida por ter tanta gente bacana me acompanhando. É maravilhoso poder dividir um pouco de mim e do que eu amo com vocês. A melhor parte disso tudo com certeza é o retorno que recebo quando vocês gostam do conteúdo que apresento. Já fiz muitas amizades através do Vai Comer o Quê. Com seguidores e com profissionais da área que acompanham o que eu faço também.

E pra comemorar essa data, resolvi apresentar um bolo daqueles gigantes e deliciosos. Cheio de recheio. Com uma cobertura cremosa. E é claro, com uma massa fofinha. O bolo de maracujá com chocolate é um dos melhores que já apresentei aqui pra vocês. Uma loucura de gostoso. Vale a pena fazer. Espero muito que vocês gostem! e parabéns pra todos nós 🙂

Para a massa:

4 ovos (gemas e claras separadas)

2 xícaras (240g) de farinha de trigo 

1 xícara (200g) de açúcar 

1/2 xícara (50g) de cacau em pó

1/2 xícara (60g) de amido de milho 

3/4 de xícara (177ml) de óleo 

1 colher de sopa de fermento químico 

1 xícara (237ml) de leite

Para o recheio:

1 e 1/2 latas de leite condensado (595g)

500g de creme de leite (fresco, nata, de lata ou de caixinha)

1 xícara (237ml) de suco de maracujá concentrado

2 envelopes de gelatina sem sabor hidratados conforme instruções do fabricante 

Para a cobertura:

600g de chocolate meio amargo picado ou em gotas

500g de creme de leite (fresco, de caixinha ou de lata)

1 maracujá grande ou 2 pequenos com as sementes para decorar

Para regar o bolo:

1/2 xícara (118ml) de leite

1/2 lata (198ml) de leite condensado

Para a massa do bolo:

1. Em uma batedeira, bata as claras até obter ponto de neve firme. Reserve.

2. Na mesma batedeira, adicione as gemas e o açúcar e bata por 1 minuto para incorporar. Adicione o óleo e o cacau e misture mais um pouco.

3. Junte a farinha, o amido de milho e o fermento. Ligue a batedeira e vá adicionando o leite aos poucos e bata até que a massa fique homogênea. 

4. Delicadamente, misture as claras à massa. Distribua a massa em duas assadeiras de 20 cm (ou uma que seja bem alta) e leve para assar em forno preaquecido à 180 C por aproximadamente 40 minutos ou até que a massa esteja pronta. Espere esfriar completamente.

Para o recheio e cobertura:

1. Em um liquidificador, adicione o leite condensado, suco de maracujá e o creme de leite. Bata até homogeneizar. Junte a gelatina hidratada e bata por mais alguns segundos. Transfira para uma vasilha e leve à geladeira.

2. Em um potinho, misture o leite condensado restante com o leite para formar uma calda. Reserve.

3. Em uma panela, adicione o creme de leite e leve para esquentar. Quando estiver bem quente, mas antes de levantar fervura, desligue o fogo e adicione o creme por cima do chocolate picado ou em gotas. Deixe descansar por 2-5 minutos.

4. Misture com uma espátula para que vire uma ganache lisa e cremosa. A mistura ainda estará líquida. Leve à geladeira pro 8 horas ou até criar consistência para confeitar.

5. Quando o bolo estiver frio, nivele com uma faca para que fique reto e corte cada bolo em duas metades. Você terá 4 camadas de bolo, mas usará apenas 3 para a montagem.

6. Transfira a primeira camada para dentro da forma de bolo forrada com plástico filme ou alumínio ou acetato. Regue com parte da calda e espalhe metade do recheio. Cubra com outra camada de bolo, regue com a calda e espalhe o recheio restante. Cubra com a ultima camada de bolo e leve à geladeira por 8 horas ou até firmar.

7. Desenforme o bolo e espalhe a ganache. Caso a ganache esteja firme demais, misture com um pouco de creme de leite até obter a consistência desejada. Caso esteja mole demais, bata na batedeira para que o creme de leite (se estiver usando o fresco ou a nata apenas) fique em ponto de chantilly, assim a cobertura irá firmar.

8. Cubra o bolo com a ganache e transfira o que sobrar para um saco de confeitar e confeite o bolo. Espalhe maracujá fresco no centro do bolo e sirva.

No Comments

Deixe o seu comentário