Bolos

Bolo Mousse de Limão

Que delícia esse bolo! Leve e saboroso. 

Gosto muito dessa receita porque vai limão pra tudo quanto é lado. Não tem como fugir do sabor cítrico. Eu adoro, principalmente naqueles dias de calor. Como no Brasil a temperatura é alta a maior parte do ano, acho que esse bolo tem tudo pra dar certo. Não fica enjoativo, sabe. E nem azedo. Pra mim, tem tudo na medida certa. O bolo é úmido e leve.

Você deve ter reparado que não molhei o bolo antes de rechear. Fiz assim por 2 motivos. Primeiro porque quando a gente faz bolo naked ele tem a tendência de desmoronar e ficar parecendo uma torre de pisa (experiência própria). Então quanto mais molhado o seu bolo estiver, maiores as chances. E segundo, não reguei o bolo porque a mousse (“a” mousse, ou “o” mousse??) que usei para rechear já está numa consistência bem úmida, o que deixou o bolo bem molhadinho também.  

Pode até não parecer tão gostoso na hora que você corta porque como o bolo e o recheio são clarinhos, não teve muito contraste de cor no vídeo. Mas você tem que acreditar em mim quando digo que esse bolo vale a pena. Valeu cada minuto gasto no preparo. Gostei demais!

Fiz essa receita para um aniversário, e como tinha bastante gente, acabei me empolgando e fazendo mais um depois da gravação. Por isso que no vídeo na hora de fazer o recheio as quantidades estão dobradas. Mas a receita que deixo aqui no blog é a medida exata para um bolo, que vai servir umas 15 pessoas mais ou menos, dependendo da fome delas e do tamanho do pedaço.  

Sobre cortar o bolo, acabei nao mencionando, mas recomendo uma faca grande de cerrinhas, tipo de pão. Essas facas facilitam muito o trabalho. De preferência uma faca maior que o diâmetro do seu bolo. 

Falando em diâmetro, usei formas de 22 cm de diâmetro. Untei com manteiga e farinha e coloquei papel manteiga no fundo da forma. Já perdi vários bolos na hora de desenformar porque grudavam, então capricho na hora de untar e me garanto com o papel manteiga. 

É isso! Espero que você faça essa receita! 

Ingredientes: 

Para o bolo:  

3 ovos

1/2 xícara de óleo

1 xícara de açúcar

1/2 xícara de leite

1/2 xícara de limão espremido

2 xícaras de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento em pó 

Raspas de 1 limão

Para o recheio: 

1/2 xícara de limão espremido

1 lata de leite condensado

2 caixinhas de creme de leite ( ou 1 lata ou 1 xícara de creme de leite fresco) 

Processo:

Para o bolo, misture todos os ingredientes em uma batedeira (ou à mao se preferir) e leve para assar em forno preaquecido a 180 C por 25 minutos ou até que enfiando um palito no centro saia limpo.  

Para a mousse, misture o leite condensado com o suco de limão até ficar bem homogêneo. Acrescente o creme de leite e leve à geladeira para firmar. 

Corte os bolos na metade, recheie e leve à geladeira. Bolo recheado sempre fica mais gostoso no dia depois, então de preferência faça 1 dia antes de ser servido. 

 

 

21 Comments

  • Reply Georgia 12/08/2013 at 4:25 PM

    Ol…
    Descobri seu blog recentemente e tenho amado… alis, esse bolo de limo parece ser timo.
    Mas o que me trouxe aqui foi uma das suas receitas de cheesecake. Em uma viagem eu experimentei o to comentado doce da Cheesecake Factory e realmente me apaixonei por ele.
    Ontem mesmo eu tentei fazer um pela primeira vez e felizmente deu certo. Mas eu tenho um probleminha, sou muito chata com aquela massa de biscoitos rsrs Eu j fiz outros doces usando aquela massa, mas apesar de ficar linda, ela no gostosa. Ela sempre fica sobrando no final.
    Voce conhece alguma receita de cheesecake que no leva a massa? Eu adoraria que voc mostrasse alguma dessas. Bom, espero que algum dia meu pedido se realize 🙂
    Tudo de bom,
    Georgia D.

    • Reply Vai Comer o Que? 13/08/2013 at 2:35 PM

      acho bem dificil fazer cheesecake sem a massinha no fundo. Pelo menos nunca vi. A massa no pra ficar sobrando. Se estiver esfarelada porque falta manteiga na massa. O que voc pode tentar fazer a massa com farinha ao invs da bolachinha. Mas acho ainda mais difcil de dar certo. Achei esse receita no site da palmirinha pra uma torta de limo. tente fazer essa massa pro cheesecake. parece bem gostosa. http://vovopalmirinha.com.br/tortas/torta-de-limao
      espero ter ajudado de alguma forma! um beijo

      • Reply Georgia D 13/08/2013 at 6:21 PM

        Eu quis dizer que a massa fica sobrando porque eu deixo de come-la rsrs. Acho ela bem ruinzinha mesmo. Mas obrigada pela dica, vou tentar fazer a massa da Palmirinha na prxima vez 🙂
        Beijos
        Georgia D.

  • Reply Bia 12/08/2013 at 4:43 PM

    Lindo esse bolo!

  • Reply Valquria 21/09/2013 at 5:30 PM

    Achei super fcil e vou tentar fazer para o niver de uma amiga nesta segunda. Depois falo o resultado. Obrigada.

  • Reply amanda 27/01/2014 at 10:40 PM

    Daria certo essa receita para cupcakes? A cobertura ficaria firme? Obrigada desde ja!!! Bjss

  • Reply Camila 07/02/2014 at 7:32 PM

    E se a farinha de trigo j tiver fermento? Continua usando 2 xcaras de farinha de trigo e pronto? Gostei muito do seu blog, sempre quis aprender a cozinhar! 🙂

  • Reply Thania 19/03/2014 at 5:00 PM

    A receita tima uma massa leve fica tudo perfeito e com gosto de quero mais. amei a receita

  • Reply Carolina Brito 17/07/2014 at 9:20 PM

    Francielle Boa Tarde,
    Posso montar esse bolo na forma de bolo ingls?
    Quero fazer para o mensrio do meu filho mas gostaria de fazer menor ser que d certo?

    Bju

    Carolina Brito

    • Reply Vai Comer o Que? 23/07/2014 at 3:22 AM

      com certeza da certo, vc s vai ter que acertar o tempo de forno pq a forma vai ser diferente. s ficar de olho no forno e fazer o teste do palito. depois posta uma foto com a hashtag #vaicomeroque pra eu ver como ficou. boa sorte! 🙂

  • Reply Patricia 02/02/2015 at 10:42 AM

    Ei Fran, tudo bem? Fiz este bolo e ficou muito bom! Queria s tirar uma dvida. Os bolos que levam leo, como esse, deixam um certo gosto e cheiro caractersticos de leo na massa. Voc usa algum tipo de leo especfico (canola, milho…)? Acha que d para substituir por meia xcara de manteiga, se for o caso? Obrigada e parabns pelo blog!

  • Reply Daniela 06/04/2015 at 7:24 PM

    Fiz esse bolo no fim de semana, simplesmente PERFEITO! Adorei Obrigada por postar tantas receitinhas boas e fceis de fazer. Bjs

  • Reply Claudia 08/04/2015 at 12:58 AM

    Ol meu nome Claudia e gostaria de saber mais ou menos quantos cm tem suas formas para esse bolo?
    Obrigada

  • Reply Edyslaine 29/04/2015 at 7:20 PM

    Ficou muuuito gostoso. Nossa! Muito bom mesmo. O bolo ficou super fofo. Mil obrigada! Beijos e mais beijos

    • Reply Vai Comer o Que? 01/05/2015 at 1:53 PM

      que bom q vc gostou! 🙂

  • Reply Lorena 20/05/2015 at 11:39 AM

    Ol! Vou fazer para o aniversrio da minha me. Se eu colocar na geladeira de um dia para o outro, a massa no vai ficar ruim?

  • Reply Renata Bastos 15/08/2015 at 6:24 PM

    O bolo tem que ficar na geladeira depois que rechear, ou não tem problema? Tipo deixar de um dia para o outro sem refrigeração. Obg

    • Reply Francielle Nogueira 20/08/2015 at 12:12 AM

      o ideal é que fique na geladeira, sim, já que o recheio pode estragar

  • Reply Juliane 27/02/2017 at 9:15 PM

    Fiz o recheio com 50% limão taiti e 50% siciliano e dei uma mudada na receita da massa. As crianças amaram!

  • Reply Aradi Machado 25/06/2017 at 4:58 PM

    Gostaria de saber o tamanho das formas que vc utilizou para essa receita, aguardo seu comentário, desde já agradeço, quero fazer no meu aniversário, que está próximo.

  • Reply Felipe 13/10/2017 at 10:25 PM

    Cadê a receita em gramas??? Sucesso

  • Deixe o seu comentário