Sopas, Vegetariano

Sopa de Broccoli-Cheddar

Essa sopa é uma das minhas favoritas de todos os tempos. Ela é super saborosa! Super! 

Quem já veio pros Estados Unidos provavelmente já foi tomar café no Panera Bread, uma rede de padarias deliciosa que serve pães, muffins, cafés, sanduíches, entre outras coisas. Eles servem uma sopa de broccoli-cheddar que é simplesmente deliciosa. Toda vez que eu vou lá eu peço a mesma coisa. Então eu queria muito aprender a fazer essa sopa em casa porque sou fominha e sempre fico com gostinho de quero mais (!)

E não é que essa receita fica igualzinha? Fiquei muito surpresa com o resultado! É idêntica. Eu venho fazendo essa sopa por alguns anos já, sempre bem à olho, e não tinha parado pra analisar os ingredientes e as proporções pra fazer ela ficar igualzinha à do Panera. Mas recentemente eu fiz uns testes e andei olhando umas receitinhas no Pinterest também (não vou mentir, pinterest é o meu melhor amigo) e cheguei nessa receita. 

Pra essa receita eu gosto de cortar os vegetais bem bonitinho já que depois eu não liquidifico. A (o) brócoli (ou seria brócolis ou broccoli? nunca sei, hehe!) eu gosto de deixar em buquezinhos porque fica mais bonito, mas nada impede de você cortar os talos em cubinhos e refogar junto com a cebola. Para a cenoura, eu corto em julienne (tá bom, nāo vou mentir, eu compro já cortada porque é um saco ter que ficar fazendo os bastõezinhos), mas eu acho que também dá pra ralar grosso ou cortar em cubinhos ou rodelas fininhas. Só que eu ainda acho que em julienne dá uma apresentação mais bonita para o prato, mas aí fica ao seu critério.

Para o autêntico sabor do Panera Bread, eu recomendo usar o creme de leite fresco, mas também dá pra usar o de caixinha ou de lata. Altera um pouco o sabor, mas fica gostoso também. 

Essa sopa é simples, deliciosa, fácil de fazer e fica ótima no dia seguinte também. Vale a pena fazer o dobro e guardar pra depois. Fica uma delícia! Garanto que você vai raspar a panela e pedir bis. 

Ingredientes:( rende 4 porções)

1 cebola cortada em cubos

4 colheres de sopa de manteiga

3 colheres de sopa de farinha de trigo

2 xícaras (450ml) de leite

2 xícaras (450ml) de creme de leite fresco, em caixinha ou lata 

3 xícaras (750ml) de caldo de frango ou vegetais (1 cubinho dissolvido em água quente)

4 xícaras de buquês de brócolis (aproximadamente 1 cabeça)

1 xícara de cenoura cortada em bastões ou rodelas finas (aproximadamente 1 cenoura)

250g de queijo cheddar ralado

Sal e pimenta do reino à gosto

Como Fazer:

Em fogo médio, refogue a cebola na manteiga até que fique macia. Acrescente a farinha e mexa por 1 minuto para que cozinhe um pouco. Junte o caldo de frango, o leite e o creme de leite (Se estiver usando o de lata ou caixinha, deixe para misturar no final para que nāo ferva).

Acrescente os buquês de brócolis e as cenouras e deixe cozinhar por aproximadamente 25 minuto em fogo médio baixo. 

Por último, acrescente o queijo e misture até derreter. Acerte o sal e pimenta e sirva dentro do pão italiano (eu retiro o miolo, deixando uma base no fundo e nas laterais pra que o pão segure a sopa)

 

2 Comments

  • Reply Cinthia Silva 25/04/2015 at 3:42 AM

    hummm dar gua na boca 🙂

  • Reply Daniela Goetten 22/05/2015 at 4:55 AM

    Qual a marca do creme de leite fresco que voc compra? Eu tambm moro nos Estados Unidos, mas nunca procurei por ele fresco. No tenho idia de onde encontrar. Obrigada!

  • Deixe o seu comentário