Acompanhamentos, Carnes e Aves, Flans e Pudim, Saladas

Ceia de Natal – Um cardápio completo

A época mais feliz do ano chegou e eu sou completamente apaixonada por natal. É o momento de encerrar as atividades do ano, olhar pra trás e perceber as mudanças e crescimentos. O natal é muito especial. As luzes coloridas, músicas nas lojas, presentes em volta da árvore…E um privilégio especial de quem está nos Estados Unidos, a neve (única época do ano em que a gente fica ansioso pra ela chegar). É tudo muito gostoso.

É também a época em que todo mundo, até mesmo quem não gosta de cozinhar, pilota o fogão. Por isso, eu me antecipei e gravei uma sugestão de cardápio pra quem ainda não decidiu o que cozinhar na ceia.

#img.jpg

Pra começar, uma salada que é criação minha. Tempos atrás, abri a geladeira, peguei um monte de coisas e saiu essa delícia aí. Desde então é tradição aqui em casa. Tem que ter essa bendita salada de espinafre.

Ta aí uma coisa que aprendi morando nos eua: espinafre na salada. Achei um absurdo quando vi pela primeira vez. Como assim espinafre cru? Deve ficar ruim! Mas quando experimentei me apaixonei. É uma delícia e tão mais nutritivo que a alface! Vale a pena. Com morangos, tomates, pecans, queijos e vinagre balsâmico fica ainda mais especial. Uma delícia. Minha dica pra essa salada é temperar só na hora de servir para não correr o risco de ela murchar.

De prato principal não podia faltar o peru, tradição na ceia de natal em muitos países. Eu já comi muito peru seco e sem graça por aí, mas desde que aprendi a fazer dessa forma que ensino vocês, nunca mais fiz de outra forma. Fica demais!

Pra acompanhar o peru, um purê de batatas muito, mas muito indulgent. Eu sei, é um absurdo a quantidade de manteiga que vai nele, mas te prometo que vale cada caloria.

O que eu fiz na minha ceia também mas que acabei não mostrando no video, foi pegar aquele caldo todo que sobrou do peru enquanto assou e juntar com a cebola, limão e alho assados dentro do peru e transformar isso em um gravy. Gravy nada mais é do que um molho pra acompanhar o peru. É só picar a cebola e alho assados, juntar ao caldo do peru, acrescentar caldo de frango e água e levar à fervura. Se quiser pode engrossar com um pouco de farinha também pra que o molho fique mais espesso. Uma delícia.

Por último, eu queria apresentar uma sobremesa sofisticada mas que não me consumisse horas na cozinha. A gente já tem um milhão de coisas pra se preocupar no dia da ceia, então quis simplificar na sobremesa. Mas não no sabor. A pana cotta que eu fiz ficou tão deliciosa, leve, azedinha, cremosa e linda que nem acredito que fiz em tão pouco tempo. Com certeza vale a pena ser feita.

Espero que goste das receitas e faça pro seu natal 🙂 Não esquece de postar uma fotinho quando fizer essas delícias.

Para a Panna Cotta: (rende 8 taças)

Raspas e suco de 3 limões
4 xícaras de creme de leite fresco (nunca experimentei com outros tipos, não sei se funciona)
2 xícaras de leite integral
1 xícara de açúcar
2 envelopes de gelatina em pó sem sabor

Para a compota de framboesas:

1/2 xícara de açúcar
1 xícara de framboesas

Como Fazer:

Em uma panela aqueça o creme de leite, leite, açúcar e raspas de limão. Enquato isso, hidrate a gelatina no suco do limåo e reserve. Quando o creme estiver quase em ponto de fervura, desligue o fogo, e misture a gelatina até dissolver bem no creme. Se precisar, peneire o creme para que não fique nenhum resto de gelatina.
Coloque em taças e leve para a geladeira por no mínimo 3 horas.
Para a compota, leve ao fogo as framboesas e o açúcar até que cozinhem. Amasse as framboesas com a ajuda da espátula enquanto elas cozinham.

Quando a panna cotta já estiver firme, coloque a compota por cima e leve para gelar novamente. Sirva com framboesas, folhas de hortelã e polvilhe açúcar de confeiteiro.

Para o Peru

1 peru descongelado (o meu pesa 4kg)

1 xícara de manteiga amolecida
1/2 xícara de ervas (eu usei alecrim e salsinha)
1 limão cortado ao meio
1 cebola cortada ao meio

1 cabeça de alho inteira com casca

Sal e pimenta do reino à gosto

Como Fazer:

Misture a manteiga com as ervas picadas e o suco de meio limão.

Com os dedos, solte a pele do peru para que possa rechear com a manteiga. Cuidado para não rasgar (retire anéis pra que não corra o risco).

Coloque metade da mistura da manteiga por dentro da pele do peru e com o restante cubra por cima do peru.

Dobre as asas do peru para que não queimem. Caso decida fazer o gravy, coloque a cebola, alho e o limão (a metade espremida e a outra sem espremer) dentro do peru

Leve para assar. 90 minutos + 20 min por kg da ave. Deixe o peru descansar por pelo menos 20 minutos antes de servir.
Pique a cebola e o alho e junte ao líquido que sobrou na assadeira do peru. Esprema o limão, acrescente 1 xícara de caldo de frango e 1 xícara de água e leve à fervura, Deixe reduzir e se necessário misture um pouco de farinha no caldo para engrossar.

Para o Purê de Batatas:

3,5 kg de batatas descascadas e cozidas em água e sal

1kg de manteiga amolecida (eu sei que é absurdo, mas confia em mim)
1/2 xícara de leite

Como Fazer:

Amasse as batatas assim que forem escorridas. Junte a manteiga aos poucos misturando bem. Por último, acrescente o sal, pimenta e leite. Sirva com tomilho fresco.

Para a salada:

500g de espinafre para salada
4 tomates picados sem sementes
2 xícaras de morangos picados
200g de queijo cortado em cubos (eu usei mozzarella e cheddar)
100g de queijo parmesåo ralado na hora
Sal, azeite e vinagre balsâmico à gosto

Como Fazer:

Misture todos os ingredientes e sirva imediatamente.

8 Comments

  • Reply Bruna Nascimento 18/11/2014 at 2:14 PM

    Amei!! Com certeza ser meu cardpio de Natal, me deu gua na boca s de ver!!! Quando fizer postarei fotos!! Vc arrasa sempre! Parabns!!! <3

  • Reply Elaine Vieira 18/11/2014 at 5:55 PM

    E esse molho que eu vi ai tambm, no tem receita??? 🙂

    • Reply Sah 21/06/2015 at 2:29 AM

      Ela passou a receita, faz com o molho do peru depois que assou.

  • Reply ioneide 18/11/2014 at 7:56 PM

    Devo cobrir O peru com papel alumnio para assar?

  • Reply Dbora 19/11/2014 at 3:35 PM

    Parabns Fran! O vdeo t um arraso! Super bem gravado e produzido. Parecia que eu tava assistindo Nigella…

  • Reply Dry 26/12/2014 at 2:12 PM

    Maravilhosoooooooooo!! Fiz e todos amaram!!

  • Reply Alyne 30/12/2014 at 11:47 PM

    Qual creme de leite que voce usa ou compra aqui nos USA?

  • Reply Hanna Michaelis 17/07/2015 at 1:38 AM

    Muito bom, parece que ficou incrivel!

  • Deixe o seu comentário