Café da Manha

Dutch Pancake

Já vou te avisando. Uma vez que você fizer essa receita, não vai mais conseguir parar de fazer. Ela é viciante e um perigo. Esses dias eu comi uma inteira sozinha, mas que isso fique só entre nós. E eu digo que ela é viciante porque na verdade,  não tem desculpa pra não fazer em casa. Os ingredientes são super básicos! Quem não tem farinha, leite e ovo em casa? 

 Ela leva o nome de dutch, mas na verdade eu nem sei se na Holanda eles comem mesmo isso, ou se essa é uma versão bem americanizada daquilo que um dia foi tipicamente europeu. Mas não importa. O que vale mesmo é o fato de que essa panqueca é incrivelmente simples, deliciosa e mega fácil de fazer. 

Nada contra as panquequinhas americanas, que aliás eu adoro e tenho uma receita aqui , mas essas aqui são muito mais fáceis de fazer porque você não precisa ficar virando e fazendo em etapas. É só misturar tudo, colocar no forno e voilà: você tem uma deliciosa panqueca, super versátil.

Falando em versátil, eu duvido você enjoar dessa receita. Dá pra fazer tantas adaptações! Com bananas caramelizadas e canela, com maçã, com amora, blueberries, morango, kiwi, uma caldinha de maracujá, calda de chocolateum limão siciliano espremido, um chantilly por cima, uma calda de caramelo … Isso sem falar nas opções salgadas. Dá pra colocar parmesão, tomatinhos, manjericão, mozzarella, peito de peru picadinho, ou qualquer restinho que tiver na sua geladeira de frango, carne ou vegetais. É como eu disse, as possibilidades são infinitas. Você só precisa usar a sua imaginação um pouco. 

Ela é tradicionalmente servida no café da manhã, mas ninguém vai reclamar se você fizer para aquele café da tarde, janta ou até pra um almoço mais light servido com uma salada. É leve, cremosa, aerada, tudo ao mesmo tempo.

Dutch pancake não é uma receita muito doce, então se o seu paladar é mais adocicado, dá pra colocar umas 2 colheres a mais de açúcar, just in case. Ou não colocar açúcar nenhum na receita (sugar free? what??!!). Eu acho que não precisa de muito açúcar mesmo, porque eu sempre sirvo com algum tipo de calda doce, então acho que contrasta lindamente e talvez uma massa mais doce deixaria muito enjoativo. Mas aí fica ao seu critério. Depois de fazer uma ou duas vezes você vai ajustando de acordo com o seu paladar. De qualquer forma, espero que goste dessa receita e teste em casa também. Depois me conte como ficou 🙂

Ingredientes:

1/2 xícara de farinha de trigo

2 ovos

2 colheres de sopa de açúcar (opcional)

1 xícara de leite

3 colheres de sopa de manteiga sem sal

Pitada de Sal

170g de blueberries, amoras, morangos, bananas ou outra fruta da sua preferência

Como Fazer:

Em uma vasilha, misture a farinha, o sal e o açúcar.

Acrescente os ovos e o leite e misturer até que fique um creme homogêneo. Acrescente as frutas.

Preaqueça o forno a 210 C (400 F). Coloque uma frigideira que possa ir ao forno com a manteiga para que ela derreta e a panela fique bem quente.

Leve a mistura para a frigideira e deixe assar por 20 minutos ou até que a panqueca cresça bastante e fique dourada. O tempo de forno pode variar conforme o recheio que você usar. Frutas congeladas podem alterar o tempo de forno para mais e uma panqueca sem recheio pode levar menos tempo para assar.

Sirva com mel ou maple syrup, e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

3 Comments

  • Reply Melissa 30/04/2015 at 2:33 PM

    No fiz a receita ainda, mas estou louca pra fazer, deve ser deliciosa, mas alm da receita fiquei encantada com a msica de fundo do vdeo haha que msica ??

    • Reply Vai Comer o Que? 01/05/2015 at 1:55 PM

      a musica de banco de dados pra produtores de videos, nenhuma dessas musicas que eu uso nos videos fica disponivel ou de artistas conhecidos, infelizmente 🙁 uma pena, pq acho que tem musicas muito boas que poderiam ser compartilhadas. mas essas, so exclusivas mesmo e pagas 🙁

  • Reply Larissa 06/05/2015 at 3:08 PM

    Fran, eu no tenho frigideira que vai ao forno. Posso usar uma forma de bolo retangular?

  • Deixe o seu comentário