De palmito, de frango, de vegetais. Empadão sempre é uma boa pedida.
Tenho uma memória afetiva com empadão. Era uma das especialidades da minha vó e toda vez que eu ia visitá-la, ela preparava um café da tarde com broa de fubá e empadão. Bons tempos…
Vou ser metida e arriscar chamar esse de o melhor empadão do mundo. Desculpa, vó, mas ficou melhor do que o seu. A massa é crocante e macia ao mesmo tempo, e se desmancha na boca. O recheio é abundante, bem temperado e úmido. O que mais eu poderia pedir?
O segredo realmente está na massa. O ideal é que todos os ingredientes estejam muito gelados, pra garantir uma crocância maior. Se o dia estiver muito quente, eu recomendo colocar a massa na geladeira novamente depois de abrir e antes de transferir para a forma.
Agora, alguém me explica o porquê de chamarmos essa massa de podre? Não faz jus ao nome, só digo isso.
Eu fiquei impressionada em como essa massa ficou deliciosa. Eu sempre faço em casa, mas brinquei um pouquinho com as proporções dos ingredientes dessa vez e achei o resultado incrível. A melhor massa EVER! Usei uma manteiga de qualidade um pouco maior (irlandesa) e acho que isso interferiu no resultado também. Então, antes que me perguntem, não, não dá pra fazer com margarina. Quer dizer, até dá, mas por que você faria isso?
E com toda a falta de modéstia, eu deixo aqui pra vocês a melhor receita de empadão. Façam em casa e depois me marquem no instagram (@vaicomeroque) pra eu ver como ficou a empada de vocês. Tenho certeza que vai fazer o maior sucesso 🙂


- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de chá de sal
- 250g de manteiga sem sal cortada em cubos e gelada
- 1/4 de xícara de água gelada
- 600g de palmitos cortados
- 3 tomates em cubos
- 1 cebola em cubos
- 20 azeitonas cortadas e sem caroço
- 2 colheres de sopa de salsinha picada
- 200g de creme de leite
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- Sal e pimenta do reino à gosto
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de água
- Queijo parmesão
- 1. Em um bowl, misture a farinha, sal e manteiga, amassando com os dedos para formar uma farofa úmida.
- 2. Acrescente a água e misture até que forme uma massa. Se estiver esfarelando não se preocupe, molde um círculo com a ajuda de um plástico filme e leve para a geladeira por no mínimo 1 hora (pode ser feita com 2 dias de antecedência se mantida na geladeira e 1 mês antes no freezer).
- 3. Enquanto isso, prepare o recheio.
- 4. Misture o palmito, tomate, cebola, salsinha, azeitonas, sal e pimenta em um bowl. Acrescente o creme de leite e a farinha e misture até ficar incorporado.
- 5. Para abrir a massa, separe em duas partes e abra entre duas folhas de papel manteiga para que fique mais fácil transferir para a assadeira. Se a massa estiver muito dura, espere alguns minutos até que ela chegue em temperatura ambiente.
- 6. Forre o fundo da forma e as laterais. Com a outra metade da massa, abra cortando em 4 tiras grossas.
- 7. Espalhe o recheio e cubra com o restante da massa, intercalando as tiras.
- 8. Retire o excesso de massa e dobre para dentro da forma. Pincele com o ovo batido e o parmesão.
- 9. Leve para assar em forno preaquecido à 180 C por aproximadamente 30 minutos ou até que a massa esteja dourada e o recheio borbulhando. Espere pelo menos 15 minutos antes de servir.

11 Comments
Hum, já estou planejando quando vou fazer!
❤️
amo as suas receitas , voce faz com amor e isso é a diferença , obrigada, bjs
poxa, muito obrigada! eu faço com amor mesmo! ❤️❤️❤️
Olá, Fran, gostaria de saber se o recheio poderia ser substituído por outro e se a medida seria a mesma… Obrigada!
pode sim! dá pra fazer com frango desfiado, carne, ou com outros legumes e a quantidade é a mesma 🙂
Sou sua fã!!! te admiro e adoro tudo oque voce faz!! Tudo muito facil e pratico!! A chesscake e perfeita! as tortas de limao e maracuja divinas, obrigada por compartilhar suas receitas e ser tao competente em tudo que faz…alem de meiga, sem te conhecer, te adoro tbm!! minha proxima receita sera o empadao!! bjs
Muito obrigada pela receita! É a primeira vez que eu faço uma torta e fica deliciosa de primeira! 🙂
de frango com palmito bom mesmo
[…] Vai Comer o Quê? […]
O empadão ficou simplesmente Divino!!!