Pizzas e Salgados

Esfiha de Carne

esfiha de carne-7577

Essa é daquelas receitinhas de vó que todo mundo ama. Uma massinha que fica bem macia. Um recheio com limão, carne moída, salsinha e um pouco de hortelã que traz um toque todo especial pra essa receita. Esfiha de carne é uma delícia e tenho certeza que essa receita vai conquistar o seu coração.

Você pode substituir a carne por carne vegetal e transformar essa receita em vegetariana. Pode adicionar ovos cozidos e tomates se gostar também. Dá pra fazer com frango ou com palmitos e fica uma delícia. Se você não quiser fechar a esfiha, dá pra fazer ela aberta e colocar um queijinho por cima que fica maravilhosa também.

Muita gente gosta de fazer esfiha usando um recheio de carne cru. Faz sentido, já que no forno a carne vai cozinhar mesmo. Mas eu prefiro ter o trabalho de refogar ela primeiro, porque acho muito mais gostoso dessa forma. E também porque dependendo de quanta gordura tem na carne, pode ser que o recheio vase na hora de assar. E também acho que a cebola refogada fica mais gostosa do que simplesmente cozida dentro do forno. Mas aí fica ao seu critério. Pra aqueles dias de preguiça, simplesmente misturar os ingredientes do recheio e rechear a esfiha fica bem mais prático.

O rendimento vai depender do tamanho que você escolher pra sua esfiha. Aqui em casa rendeu 16 esfihas grandes. Quando você fizer essa receita, poste uma foto usando a #vaicomeroque no instagram. Espero que você goste da receita. Depois me conte como ficou!

🙂

esfiha de carne-7567esfiha de carne-7584esfiha de carne-7593esfiha de carne-7582esfiha de carne-7556

Para a massa:

1 envelope de 10g de fermento biológico seco

1 colher de sopa de açúcar

1 xícara de leite morno

4 e 1/2 xícaras de farinha de trigo

1 ovo

1 colher de chá de sal

1/2 de xícara (60 ml) de azeite de oliva

Como Fazer:

Em uma vasilha pequena, adicione o leite, açúcar e fermento. Misture e deixe descansar por 10 minutos para fermentar.

Em uma vasilha grande, adicione a farinha, sal, azeite e ovo. Misture.

Acrescente a mistura fermentada e misture até que forme uma massa. Dependendo da qualidade da sua farinha e do tamanho do ovo, talvez precise de um pouco mais ou de farinha ou um pouco mais de leite. O importante é que forme uma massa que dê para sovar.

Sove a massa por 10 minutos para que fique bem macia. Cubra com um pano e deixe descansar por 1 hora. Enquanto isso, comece a fazer o recheio.

Para o recheio:

600g de carne moída

1 cebola em cubos

Sal e pimenta do reino

Suco de 1/2 limão

Salsinha e hortelã à gosto picadas

Como Fazer:

Em uma frigideira, refogue a carne em temperatura média/alta até que o líquido seque. Adicione a cebola e continue refogando até que ela esteja transparente e macia. Tempere com sal e pimenta do reino e acrescente a salsinha e hortelã. Desligue o fogo e misture o suco de limão. Espere esfriar completamente para rechear as esfihas.

Para a montagem:

Massa

Recheio

1 ovo batido para pincelar

Como Fazer:

Divida a massa e forme bolinhas com as mãos. Abra as bolinhas com os dedos e espalhe 1 colher de recheio no centro. Feche a esfiha, formando  um triângulo para dar o formato de esfiha.

Transfira as esfihas para uma assadeira e pincele com o ovo batido. Leve para assar em forno preaquecido à 180 C por aproximadamente 20 minutos ou até que estejam douradas.

 

Comentários

No Comments

Deixe o seu comentário