Dicas/Técnicas, Saudáveis, Vegetariano

Feijão

Cozinhar feijão pode parecer a coisa mais fácil do mundo, mas nem sempre é! Existem alguns truques que podem te ajudar na hora de deixar o caldo mais grosso, de deixar ele mais temperado e mais gostoso. Hoje eu apresento a forma como eu gosto de cozinhar aqui em casa, e isso serve tanto para o feijão marrom quanto para o preto, que é o meu favorito. 

O primeiro passo é deixar ele de molho em água  por várias horas antes de cozinhar. Isso vai fazer com que os gases do feijão subam à superfície e depois de algumas horas você vai perceber uma espuma branca. Essa espuma você definitivamente não quer no seu feijão, então lave bem o feijão e escorra bem a água antes de cozinhar. Deixando ele de molho, ele também cozinha mais rápido.

O segundo truque que tenho pra apresentar, e que não vejo muita gente falando por aí, é o de usar o aipo (salsão ) na hora de cozinhar o feijão. Eu escutei isso da Mae de uma amiga e desde que comecei a cozinhar o meu feijão dessa forma, os gases diminuíram bastante também. E além de tudo, ele deixa um sabor bem gostoso também. Você pode comprar no mercado e congelar os pedaços de salsão. Daí toda vez que for cozinhar feijão, é só colocar uns galhos congelados mesmo e por o feijão pra cozinhar. 

Outra dica é colocar os temperos (com excessão do sal) já pra cozinhar na pressão. Assim você garante um feijão mais saboroso e alem de tudo não precisa usar nenhuma gota de óleo para temperar.

E o meu último truque é retirar o feijão da pressão antes dele estar completamente macio, para dar tempo de apurar o caldo. Tem gente que gosta de adicionar farinha pra engrossar o caldo ou triturar alguns grãos dele já cozido para ajudar a encorpar o caldo, mas eu prefiro deixar ele apurar naturalmente.

Com essas dicas, espero que o seu feijão fique sempre gostoso. Depois me conta o que você achou, e se tiver alguma outra dica, deixe aqui nos comentários também. 🙂

Como Cozinhar Feijão
Write a review
Print
0 calories
0 g
0 g
0 g
0 g
0 g
0 g
0 g
0 g
0 g
0 g
Nutrition Facts
Serving Size
0g
Amount Per Serving
Calories 0
Calories from Fat 0
% Daily Value *
Total Fat 0g
0%
Saturated Fat 0g
0%
Trans Fat 0g
Polyunsaturated Fat 0g
Monounsaturated Fat 0g
Cholesterol 0mg
0%
Sodium 0mg
0%
Total Carbohydrates 0g
0%
Dietary Fiber 0g
0%
Sugars 0g
Protein 0g
Vitamin A
0%
Vitamin C
0%
Calcium
0%
Iron
0%
* Percent Daily Values are based on a 2,000 calorie diet. Your Daily Values may be higher or lower depending on your calorie needs.
Ingredients
  1. 1 kg de feijão carioca ou preto (ou outro da sua preferência)
  2. 1 L de água quente
  3. 1 talo de salsão (aipo) cortado em 3 partes
  4. 1 cebola em cubos
  5. 1 cabeça de alho picada ou ralada
  6. 1 folha de louro
  7. Sal
Instructions
  1. 1. Deixe o feijão de molho por várias horas antes de cozinhar. Idealmente 24-48 horas, trocando a água na metade do tempo. Escorra a água e lave o feijão.
  2. 2. Transfira para uma panela de pressão e adicione a cebola, alho, salsão e louro. Cubra com a água e leve à pressão.
  3. 3. Quando pegar pressão, conte 25 minutos e deixe cozinhar. Retire a pressão cuidadosamente, e retire o salsão e o louro.
  4. 4. Ferva o feijão com a panela destampada para apurar o caldo. Quando o caldo estiver grosso, desligue e acerte o sal.
beta
calories
0
fat
0g
protein
0g
carbs
0g
more
Vai Comer o Quê? http://vaicomeroque.com.br/

SaveSave

SaveSave

SaveSave

No Comments

Deixe o seu comentário