Bolos

Bolo Floresta Negra

Esse virou o meu bolo recheado favorito. Impossível não gostar. Prometo.

Já tive algumas experiências ruins comendo bolo floresta negra em padarias. Aquela decepção quando corto uma fatia e vejo que ele é feito de cerejas do tipo maraschino. Nada contra quem goste, mas pra mim aquilo não é cereja. Pra você realmente aproveitar um bolo floresta negra ele precisa ser de cerejas de verdade.

Esse é um clássico bolo alemão e tradicionalmente leva um licor de cereja produzido na região da Floresta Negra na Alemanha. Por isso o nome de Bolo floresta negra.

Como eu não bebo e muito menos tenho esse licor em casa, omiti nessa receita, mas tradicionalmente ele é usado no recheio e também para molhar o bolo entre as camadas.

Eu gosto muito dessa massa de chocolate porque ela é diferente. Leva muitos ovos (9) na receita e nada de fermento ou gordura. Isso torna a massa super esponjosa, o que é perfeito para essa receita porque a massa acaba absorvendo o chantilly e a calda de cerejas. Fica super molhadinha. E é uma ótima massa para cortar o bolo também porque esfarela menos.

O recheio eu fiz com cerejas enlatadas. Aqui nos Estados Unidos é muito fácil de achar. Você pode optar pelas doces ou azedas. Eu escolhi as azedas pra equilibrar um pouco a doçura. Mas se você fizer com as doces, maraschino ou as frescas não se preocupe em ficar doce demais. Acho que o equilíbrio é perfeito.

Para fazer as raspas de chocolate eu coloquei a minha barra de chocolate na geladeira por uns minutos antes de usar. Assim corre menos risco de derreter. Evitei também encostar no chocolate , principalmente depois de ter as raspas prontas, pra não correr o risco de o calor das minhas mãos derreter o chocolate. Para transferir, usei a faca mesmo, novamente sem encostar nas raspas.

Estava na dúvida se deixava esse bolo naked ou se cobria ele todo com chantilly em volta e colocava raspas de chocolate por todo o bolo. Meu marido prefere coberto. Mas eu quis pegar um atalho e servir do jeito mais prático. E ele peladinho não fica nada mal, né?!

Espero que goste dessa receita tanto quanto eu gosto. E aproveite essa época de final do ano pra  fazer em casa oras festividades porque não é toda hora que se acha cerejas frescas por aí.

Enjoy!

Ingredientes:

Para o bolo:

1 xícara (155g) de farinha de trigo

2/3 de xícara (30g) de cacau em pó

Pitada de sal

9 gemas

9 claras

1 xícara de açúcar cristal

3/4 de xícara de açúcar cristal

Para o recheio:

500g de cerejas sem caroço (1 e 1/2 xícaras)

1/2 xícara de açúcar cristal

2 a 3 colheres de sopa de água

1 colher de sopa de amido de milho dissolvido em 1 colher de sopa de água

2 xícaras (500ml) de creme de leite fresco

1/2 xícara de açúcar cristal (caso esteja usando o chantily de caixinha omitir o açúcar)

Para decorar:

1 barra de chocolate em raspas

cerejas frescas

saco e bico de confeitar (eu usei o bico 1M da wilton)

Processo:

Para o bolo bata as claras na batedeira em velocidade média por 3 minutos ou até que começe a ficar esbranquiçada. Junte 3/4 de xícara de açúcar e bata até que vire um merengue firme e brilhoso.

Na mesma batedeira, bata as gemas e 1 xícara de açúcar até que vire um creme esbranquiçado. Junte a farinha e o cacau em pó e diminua a velocidade para mínima. Misture.

Acrescente as claras em neve aos poucos, e incorpore à massa delicadamente.

Unte duas formas de 22cm (pode ser uma alta também para cortar o bolo em 4 partes) com manteiga e papel manteiga.

Leve os bolos para assar em forno preaquecido à 180 C por aproximadamente 30 minutos ou até que fazendo o teste do palito ele saia limpo. Espere esfriar completamente e corte os bolos ao meio horizontalmente.

Para o recheio leve ao fogo as cerejas, açúcar e água e espere ferver. Quando levantar fervura misture o amido de milho dissolvido e deixe ferver novamente. Leve para a geladeira e espere esfriar completamente antes de rechear o bolo.

Na batedeira, bata o creme de leite fresco com o açúcar e a essência de baunilha até que forme um pico firme.

Monte o bolo começando com uma camada de bolo, chantily, calda de cerejas e repita as camadas. Finalize com chantily e decore com raspas de chocolate e cerejas frescas. Leve para a geladeira e espere gelar antes de servir.

Comentários

10 Comments

  • Reply Lvia 25/11/2014 at 9:18 AM

    Fran, adorei a receita! Com certeza irei fazer!!
    Na massa do bolo no vai fermento?
    Adoro seu blog e suas receitas!!
    Abraos, Lvia

  • Reply Silene 25/11/2014 at 8:26 PM

    No leva fermento?

    • Reply Raquel Cavalcane 10/12/2014 at 4:33 PM

      No Silene. Como a Fran disse em um comentrio. uma massa que l eles chamam de sponge cake. No leva nada de gordura ou fermento. Ela cresce com a expanso das bolhas de ar dentro das claras em neve

  • Reply Beatriz 29/11/2014 at 4:58 PM

    Fran, conheci seu blog a pouco tempo mas j sou super f! Queria tirar uma dvida, qual o dimetro das formas que vc usou? Beijo!

  • Reply Beatriz 29/11/2014 at 5:00 PM

    Aaaa, acabei de ver que tm 22 cm. Mais uma vez, obrigada pelas receitas maravilhosas. Farei essa torta no Natal e publicarei uma foto! Beijo e tudo de bom!

  • Reply mylena 18/12/2014 at 12:47 AM

    bolo maravilhosoooo super fofo e gostoso

  • Reply Brbara 11/02/2015 at 8:57 PM

    Lindo o bolo! Meu marido quer de aniversrio….mas fiquei na dvida quanto ao aucar…..na descrio aqui dos ingredientes diz que aucar cristal em todas as etapas, mas no vdeo no comenta nada a respeito. Qual o certo a ser usado?
    Obrigada, Brbara.

  • Reply Larissa 12/08/2015 at 10:14 PM

    Tive a mesma dúvida quanto ao açúcar. Realmente é o cristal? No vídeo parece que é o refinado…

    • Reply Francielle Nogueira 12/08/2015 at 10:28 PM

      eu sempre uso o cristal, mas você pode colocar o refinado também que vai dar certo pra todas as receitas 🙂 espero que goste e boa sorte

  • Reply Marli 31/08/2015 at 5:54 PM

    Olá amiga,goto muito das suas receitas já fiz o bolo floresta negra e a torta de maracujá e a torta napolitana todas ficarão muito lindas e gostosas sou de Macapá

  • Deixe o seu comentário