Pães Salgados, Vegetariano

Focaccia de Tomate e Queijo

Hoje eu vou te ensinar a fazer uma receita maravilhosa de focaccia de tomatinho cereja com mozzarella que é acompanhada de um molho pesto maravilhoso e bem fácil de fazer. Focaccia é um pão italiano maravilhoso e super simples de fazer e essa versão fica ainda mais incrível com a adição do tomate e do queijo. 

Uma das perguntas que mais recebo por aqui é em relação à minha batedeira. Eu uso uma Kitchenaid na minha cozinha desde 2012 e preciso declarar publicamente o meu amor por essa batedeira! Ela nunca me deixou na mão, e tem facilitado em muito o meu trabalho na cozinha.

Seja para fazer massas de bolo, cheesecakes, ou sovar pão, a Kitchenaid tem me acompanhado nesses anos de experiência na cozinha, e não só em casa, mas até mesmo em cozinhas profissionais que tive a oportunidade de trabalhar. 

E hoje, a receita é em parceria com essa marca que gosto tanto. Quando recebi o convite para essa ação, já pensei de cara numa receita de focaccia, porque é fácil e prática. Eu gosto de receitas assim, bem customizáveis. Essa versão leva tomatinhos e queijo, mas você pode fazer com o recheio que preferir! Pode até ser uma versão doce, já que a massa é bem neutra. 

Preciso confessar que essa versão ficou maravilhosa e acompanhada do pesto, ficou melhor ainda! Vale a pena mesmo fazer!

A Kitchenaid está com uma super promoção nos seus produtos para esse Black Friday e se você se cadastrar NESTE LINK vai poder receber as promoções exclusivas durante a Dream Week da Kitchenaid no Brasil. Então se você ainda não tem a sua batedeira Kitchenaid, acho que vale a pena considerar essa opção porque os preços vão ser bem mais acessíveis.

Bom, de qualquer forma, espero muito que você goste dessa receita de focaccia e faça ela em casa também. Não esquece de postar a sua foto no Instagram usando a #vaicomeroque pra que eu possa ver como ficou 🙂 

Focaccia de Tomate e Queijo
Write a review
Print
Para a massa
  1. 2½ colheres de chá (14g) de fermento biológico seco
  2. 1¾ xícara ( 400ml) de água morna
  3. 2 colheres de chá de açúcar
  4. 5 xícaras (600g) de farinha de trigo
  5. 1 colher de chá de sal
  6. 2 colheres de sopa de azeite
  7. 1/2 xícara de tomate cereja
  8. 1/2 xícara de mozzarella freak ou de búfula em bolinha
  9. Azeite para pincelar
  10. Sal grosso para salpicar
Para o pesto
  1. 1 maço de manjericão (aproximadamente 100g)
  2. 1 dente de alho
  3. 1 colher de sopa de suco de limão
  4. 1/4 de xícara de nozes picadas
  5. 3/4 xícara de azeite de oliva
  6. 1/4 de xícara de queijo parmesão ralado
Instructions
  1. 1. Em um bowl de batedeira kitchenaid ou em uma vasilha, adicione o fermento, açúcar e a água. Deixe descansar por 5 minutos para que o fermento comece a reagir.
  2. 2. Adicione a farinha, azeite e sal e sove a massa por 7 minutos com o gancho na batedeira ou por 10 minutos à mão. Cubra com um pano e deixe a massa crescendo por 1 hora ou até que dobre de volume.
  3. 3. Em um liquidificador Kitchenaid, adicione o manjericão, suco de limão, alho, nozes, e tempere com sal e pimenta. Triture e vá adicionando o azeite aos poucos para formar um pesto. Por último, adicione o queijo e misture. Transfira para um pote e reserve na geladeira até o momento de servir.
  4. 4. Abra a massa em uma assadeira tamanho 38x25cm untada com azeite. Cubra com um pano e deixe crescer novamente por 1 hora.
  5. 5. Faça buracos na massa com os dedos e espalhe os tomates e o queijo nos buracos. Salpique sal grosso e asse em forno preaquecido à 220 C por 15-20 minutos ou até que o topo esteja levemente dourado. Deixe esfriar por alguns minutos antes de cortar e sirva com o pesto.
Vai Comer o Quê? http://vaicomeroque.com.br/

1 Comment

  • Reply Natália 17/03/2018 at 3:11 PM

    Maravilhosa. Já fiz várias vezes. Amo! 💗

  • Deixe o seu comentário