Flans e Pudim

Manjar de Coco

Manjar de Coco é a especialidade da minha mãe. Eu cresci comendo essa receita nos finais de semana. Quase todos, pra falar a verdade. Meu pai é fã de coco e a minha mãe que não é lá daquelas mais apaixonadas por ficar com a barriga no fogão, desenvolveu essa receita que é simples e fica pronta em poucos minutos. Ela sempre faz à olho, e por isso foi tão difícil conseguir as quantidades. Mas, quando ela veio me visitar aqui em Michigan no mês passado, eu pedi para ela fazer aqui em casa e aproveitei e descobri as quantidades 🙂 De nada, mundo. Essa receita é um favor à sociedade mesmo.

Na minha família, é sempre um trabalho em equipe fazer o manjar. Meu pai descasca e rala o coco, minha mãe cozinha e eu e o meu irmão sempre ajudamos a raspar a panela no final, hahaha! E lógico, ajudamos muito a comer depois também. 

O segredo dessa receita é usar coco fresco. Ah, Fran mas não pode ser o de saquinho? Nãããããão! Não tem nem comparação o sabor do coco fresco nessa receita com o que a gente compra desidratado. E para uma sobremesa tão simples e com tão poucos ingredientes, escolher ingredientes de qualidade é a chave para o sucesso. 

Eu confesso que tenho bastante preguiça de descascar e ralar o coco, mas agora aprendi o segredo. Esses dias, eu perguntei lá no meu instagram @franciellenogueira se alguém tinha dicas de como descascar o coco de uma forma mais fácil, e vários de vocês me responderam falando para depois de abrir o coco e retirar a água, para colocar no forno quente por alguns minutos para soltar a casca. Confesso que ainda não tentei essa técnica, mas vou experimentar assim que tiver coco fresco aqui em casa. Outra dica foi colocar no microondas também. Achei ótimo receber essas dicas porque tudo o que for pra facilitar a nossa vida vale a pena experimentar, né?!

Só pra finalizar, outra coisa importante nessa receita tem que ver com a quantidade de amido de milho. Segundo a minha mãezinha, quanto menos melhor. E ela tem razão. Não sei quantos manjares eu já provei na vida que eram duros e só tinham gosto de maisena. Na-na-ni-na-não. Não é isso o que a gente quer aqui, então eu coloquei somente a quantidade suficiente para ele não desmoronar na hora de desenformar. E se você prestar atenção no vídeo e nas fotos, vai perceber que ele fica bem úmido e cremoso. 

Esse é o único manjar que eu como na vida. Totalmente sem modéstia e admitidamente me achando aqui. 

Ah, a quantidade de açúcar pode ser ajustada, viu? 1 xícara não deixa ele muito doce não, então se quiser, pode colocar mais. Eu escolhi essa quantidade porque a calda de ameixa é muito doce e equilibra bem a receita. Mas se você for comer sem a calda, ou escolher uma calda que não seja tão doce, então eu sugiro colocar pelo menos mais 1/2 xícara de açúcar no manjar, se não mais. E também, se quiser transformar essa receita em vegana, é só escolher um leite vegetal ao invés do de vaca. O leite de coco, por exemplo. vai ficar ótimo.

Enfim. Espero que a receita te agrade. Quando fizer, não esquece daquela fotinho no instagram usando a #vaicomeroque pra eu ver como ficou 🙂 beijos 

Manjar de Coco
Write a review
Print
0 calories
0 g
0 g
0 g
0 g
0 g
0 g
0 g
0 g
0 g
0 g
Nutrition Facts
Serving Size
0g
Amount Per Serving
Calories 0
Calories from Fat 0
% Daily Value *
Total Fat 0g
0%
Saturated Fat 0g
0%
Trans Fat 0g
Polyunsaturated Fat 0g
Monounsaturated Fat 0g
Cholesterol 0mg
0%
Sodium 0mg
0%
Total Carbohydrates 0g
0%
Dietary Fiber 0g
0%
Sugars 0g
Protein 0g
Vitamin A
0%
Vitamin C
0%
Calcium
0%
Iron
0%
* Percent Daily Values are based on a 2,000 calorie diet. Your Daily Values may be higher or lower depending on your calorie needs.
Ingredients
  1. 8 colheres de sopa de amido de milho
  2. 1 xícara (200g) de açúcar (para o manjar)
  3. 2 litros de leite
  4. 1 coco fresco ralado
  5. 1 xícara (200g) de açúcar (para a calda)
  6. 2 xícaras (474ml) de água
  7. 200g de ameixa sem caroço
Instructions
  1. 1. Em uma panela, adicione o açúcar, junto com o amido de milho e um pouco do leite. Misture com o fogo desligado para dissolver o amido. Adicione o leite restante e o coco e cozinhe por aproximadamente 10 minutos ou até que ferva e engrosse.
  2. 2. Unte uma forma com óleo de coco e despeje o creme. Leve para a geladeira por no mínimo 8 horas.
  3. 3. Para a calda, adicione o açúcar restante com a água em uma panela e misture com o fogo desligado. Ligue o fogo e ferva sem misturar mais. Adicione as ameixas e continue cozinhando por mais 5 minutos ou até que a calda esteja encorpada. Retire do fogo e leve à geladeira para esfriar.
  4. 4. Na hora de servir, desenforme o manjar (ele sairá sozinho, sem ajuda de faca). Caso a calda esteja muito firme, adicione um pouco de água para atingir a consistência desejada e espalhe a calda por cima do manjar e sirva.
beta
calories
0
fat
0g
protein
0g
carbs
0g
more
Vai Comer o Quê? http://vaicomeroque.com.br/
SaveSave

SaveSave

1 Comment

  • Reply Laurinda Bráz 27/03/2018 at 11:45 AM

    Vou fazer para o domingo de Páscoa🐰🐇

  • Deixe o seu comentário