Acompanhamentos, Vegetariano

Molho Bechamel

Não tem como dizer que sabe cozinhar e não saber fazer um clássico molho bechamel. Ele é o mais versáteis dos molhos e tem tantas, mas tantas receitas que podem ser feitas a partir dele que precisava vir aqui compartilhar.

Se você está aprendendo a cozinhar e já passou por alguns momentos difíceis com o seu molho branco, veio ao lugar certo.

Acontece com muita gente,e já passei muito por isso também. O molho empelota, gruda no fundo, vira uma lambança só e não dá certo.

Pela minha experiência, acho que posso te dar algumas dicas do que fazer pra evitar isso.

Primeiro, tudo começa com a panela. Lógico que quanto mais reforçado for o fundo dela, melhor ela vai distribuir o calor e  você vai ter menos chance de errar.

Segunda coisa. Temperatura. Não pode estar muito alta porque você corre o risco de se queimar com as bolhas que o molho vai formar e também porque pode queimar o próprio molho.

Terceira dica. Fique sempre de olho na panela, misturando com uma colher ou fouet. Essa não é a hora de atender aquela ligação, ficar respondendo as suas mensagens no celular ou vendo tb. Tem que ficar colado na panela. E nem dá trabalho. É tão rapidinho pra fazer essa receita!

Quarta dica. Leite gelado. Algumas receitas de molho bechamel pedem pra esquentar o leite antes, com uma cebola, louro e cravinhos pra aromatizar o leite. O sabor fica uma delícia, mas se você resolver fazer isso, espere o leite esfriar para começar a receita, já que quando o leite está gelado ele empelota menos.

Se tudo der errado ou você não seguir essas dicas, a última alternativa é bater o molho no liquidificador caso dê errado. Mas torço pra que isso não seja necessário. Espero que goste dessa receita. Marque o @vaicomeroque na sua foto do instagram quando você fizer essa receita.

molho bechamel molho bechamel molho bechamel

Ingredientes:

4 colheres de sopa de manteiga

4 colheres de sopa de farinha de trigo

1 litro de leite

Sal

Pimenta do reino

Noz-moscada

Como Fazer:

Em temperatura média, derreta a manteiga. Adicione a farinha e com um fouet, misture para que fique bem incorporado.

Cozinhe por 1 ou 2 minutos para que o molho não fique com gosto de farinha crua. Cuidado com a temperatura do fogo e também com o tempo de cozimento para que não escureça demais.

Junte o leite aos poucos, misturando bem para que não crie grumos.

Cozinhe por 5 minutos e tempere com sal, pimenta e noz-moscada.

 molho bechamel

No Comments

Deixe o seu comentário