Bolos

Bolo Naked de 3 andares

Eu sempre me perguntava como é que os bolos naked que eu via no pinterest nunca ficavam iguais aos da foto quando eu tentava em casa. Eu fiz bolo muitas e muitas vezes, mas sempre tinha algo dando errado e eu não sabia o que era. Hoje, depois de muitas tentativas e erros, acho que cheguei num padrão que funciona pra mim e decidi vir aqui compartilhar com vocês .

Um bolo como esse é bastante responsabilidade, principalmente se, assim como eu, você estiver fazendo pra um casamento.

A gente gosta daqueles bolos molhadinhos, cheio de recheio e que são tão fofinhos que se desmancham. Eu gosto muito também. Mas esse não é um bolo assim.

Eu vou ser sincera com vocês. Um bolo naked desse jeito foi mais feito pra ser bonito do que pra ser gostoso. E eu não falo isso porque não cheguei na receita certa ou porque não faço um bolo gostoso. É assim porque tem que ser.

Um bolo naked, pra ficar bonito, precisa de um recheio bem firme e o bolo precisa ser um pouco mais seco. Qualquer coisa contrária à isso, tende a ser um desastre. Acredite em mim, eu já tentei. Se muito úmido ele raxa. Recheio muito leve? vai escorrer e sumir quando montar o bolo. Muitas frutas no recheio? a menos que você seja o rei da confeitaria, ele tende a ficar torto porque as frutas tem tamanhos diferentes.

Mas, também nao significa que o bolo vai ser ruim. Eu fiquei surpresa na primeira vez que fiz esse bolo. Ele fica bem gostoso. É claro né, tem chocolate! Então não se desespere porque o seu bolinho vai ficar lindo sim, mas vai ser bom de comer também.

Pra fazer essa receita você precisa estar organizado. Então é legal separar os ingredientes bem certinho, tudo bonitinho pra não fazer confusão. Sem pressa pra montar também. Quanto mais apressado você estiver, maiores as chances de dar alguma coisa errada no processo. Então relaxa, e faz tudo com calma que vai dar certo.

Pra começar, eu queria falar sobre as formas. Eu acho que essa é uma das coisas mais importantes e que vai te ajudar muito. Eu gosto muito das formas da wilton, mas tenho certeza de que tem muitas outras de boa qualidade no mercado. O que eu julgo importante na forma é que ela tenha as laterais bem retas pra que o bolo cresça reto (dãr!). E eu tenho uma preferência também pelas  formas com maior profundidade. Eu uso as de 7cm porque são perfeitas pra todos os tipos de situações, entāo essa é a minha sugestão.

Pra esse bolo, eu usei 6 formas. Os tamanhos foram 25cm, 20 cm, e 15 cm de diâmetro. Se você só tiver uma forma de cada tamanho, vai precisar quebrar a receita pela metade e esperar o bolo assar pra poder reutilizar a forma. Eu geralmente faço a receita uma vez para os 2 bolos de 25 cm, e depois de prontos começo uma nova receita para assar os 2 bolos de 20cm e os 2 bolos de 15cm. E encho a forma até um pouco mais da metade. Agora, nada de fazer a massa toda de uma vez e deixar descansando enquanto um dos bolos assa. O bolo não cresce e tem todas as chances de dar errado.

Falando em crescer, o fermento também faz muita diferença nessa hora, e eu só queria dar uma dica aqui que acho importante você saber. Assim que a massa ficar pronta você precisa imediatamente colocar na forma e levar pra assar. Se demorar, um pouquinho que seja e o fermento começar a reagir, pode dar tudo errado.

Eu geralmente sou bem rápida na cozinha, então sempre coloco o fermento junto com a farinha, porque acho que ele se mistura melhor no bolo dessa forma, mas se você não se sentir confiante, é bom deixar por último, depois de acrescentar a farinha.

Dito isso, vamos falar de recheio. Ganache é um dos recheios mais gostosos, na minha opinião, e uma ótima alternativa pro buttercream, porque fica com a mesma consistência e sem aquele gosto de gordura da manteiga.

Pra essa ganache, eu uso a proporção de 1 pra 1. Ou seja, pra rechear um bolo o ideal é que a ganache tenha a mesma quantidade de chocolate e creme de leite. O chocolate branco não entra nessa regrinha, porque ele é diferente e exige outras proporções, mas se for ao leite, meio amargo ou amargo, funciona dessa maneira. Chocolate fracionado eu não recomendo porque não gosto do sabor e também porque nunca trabalhei com ele, então não vou saber falar sobre isso.

Quanto ao creme de leite, pode ser o de caixinha ou latinha, mas eu prefiro o fresco por um único motivo. No caso de um recheio grande como esse (estamos falando de uns 2kg de recheio!) , o tempo pra ganache firmar pode ser muito por causa da quantidade. Então eu uso o creme de leite fresco porque se na hora de montar o bolo, a consistência da ganache não está firme o suficiente, eu bato tudo na batedeira e aí sim o recheio fica firme. O creme de leite da ganache bate ponto de chantilly, e isso faz com que a cobertura toda fique mais firme. E quanto mais firme, melhor. Então nada de apressar as coisas. Se a ganache não estiver pronta, não adianta montar o bolo.

Dá pra fazer esse recheio uns 2 dias antes de montar os bolos se você quiser também, e caso endureça demais dá sempre pra colocar um pouquinho a mais de creme de leite, ou até mesmo leite pra amolecer um pouco as coisas.

Na hora de montar, é importante que você tenha uma régua do lado, uns palitos de dente e uma faca de pão. É legal ter também uma dessas bases do bolo que gira. Ela facilita muito, mas também não é essencial. Eu mesma não tinha uma até esses dias.

Uma boa espátula daí sim faz muita diferença. Eu gosto dessas que são curvadas, mas se você não tiver nenhuma, as costas de uma colher vão funcionar. E no resto é aquilo que eu já falei no vídeo. Cuidar pra que o recheio seja da mesma espessura durante as camadas, verificar sempre se o bolo está nivelado antes de continuar a montar e fazer tudo com carinho, é claro, porque isso sim vai ser o diferencial do seu bolo.

No mundo ideal, é bom montar o bolo no dia de servir porque como ele não leva cobertura, não vai ter uma barreira que previna o ressecamento. Mas dá pra montar no dia anterior também e cobrir levemente com plástico filme pra guardar na geladeira.

Se você quiser assar os bolos antes e não rechear, dá pra congelar desde que eles estejam bem embrulhados em plástico filme. E dá pra manter o bolo na geladeira também por uns 2 dias antes de montar, apesar de que eu não recomendo muito essa opção.

Eu recomendo também montar o bolo colocando estacas de plástico nos 2 bolos de baixo. O bolo fica extremamente pesado e bem difícil de carregar, então é bom garantir e comprar esses tubos de plástico próprios pra bolo e cortar na altura dos bolos. Eu finco 4 no andar de baixo e 3 no do meio. É bom se certificar que os buracos fiquem cobertos pelo bolo de cima, então cuidado pra não fincar muito nas laterais do bolo.

Espero que dê tudo certo pro seu bolo. Ah! Esse bolo serve 80 pedaços.

Ingredientes para a ganache:

1,2 kg de chocolate (eu uso 600g de meio amargo e 600g de ao leite) em gotas ou em barra bem picadinho

1,2 L de creme de leite (eu uso o fresco, mas fique à vontade para substituir pelo de caixinha ou de lata sem o soro)

Como Fazer:

Em uma panela, aqueça o creme de leite até que fique bem quente, mas sem ferver. Jogue por cima do chocolate e deixe descansar por 5 minutos. Misture até que o chocolate esteja completamente derretido e a mistura homogênea. Leve para gelar por 24h para que a ganache fique firme.

Ingredientes para o buttercream:

1 xícara de manteiga amolecida

2 xícaras de açúcar de confeiteiro

Como Fazer:

Na batedeira, misture os ingredientes em velocidade alta por 3 minutos. Coloque em um saco de confeitar e passe nas bordas do bolo para cobrir os espaços não preenchidos. O buttercream precisa estar em temperatura ambiente para essa etapa. Se for levado à geladeira antes de confeitar ele fica firme demais e mais difícil de trabalhar.

Ingredientes para o bolo:

9 ovos

2 xícaras de óleo

3  e 1/2 xícaras de leite

4 xícaras de açúcar

6 xícaras de farinha de trigo

3 colheres de sopa de fermento

Para assar todos os 6 bolos, dobrar a receita.

Como Fazer:

Em uma vasilha, bata os ovos com o leite e óleo por 3 minutos ou até que fique bem misturado.Acrescente o açúcar e misture.

Acrescente a farinha e o fermento aos poucos e misture somente até que fique incorporado. Bater demais a massa deixará o bolo pesado, então cuidado.

Transfira para as formas untadas com manteiga e papel manteiga e leve para assar em forno preaquecido à 180 C por aproximadamente 50 minutos.

Para a montagem, corte os bolos em camadas de 2 cm e recheie com a ganache, deixando uma borda de 1 cm sem recheio.

Passe o buttercream em volta do bolo e decore com frutas vermelhas. Eu sugiro prender cada fruta com um palito de dente fincado no bolo para não correr o risco de as frutas escaparem durante o transporte.

 

37 Comments

  • Reply Renata 19/06/2015 at 11:50 AM

    Amei o seu vdeo e o seu cuidado em explicar os detalhes sensacional… guardar a receita para a comemorao de niver de casamento dos meus pais… bjos!

  • Reply Lgia 20/06/2015 at 5:48 PM

    Adorei!! Trabalho com bolos e muito difcil fazer o cliente entender que esse no aquele bolo macio e molhadinho, cheio de frutas. A maioria no entende :/
    Minha alternativa fazer um po de l um pouco mais firme, e de recheio eu fao um creme russo com uma camada de geleia de frutas vermelhas. Mas pra fazer de vrios andares assim, realmente invivel e infelizmente as pessoas no entendem :/
    O seu ficou maravilhoso, parabns! 🙂

  • Reply Jos 20/06/2015 at 9:27 PM

    Parabns pelo trabalho Fran. PRIMEIRA VEZ QUE VEJO TAMANHO SINCERIDADE. O Naked Cake bom, mas o bolo molhadinho com uma boa cobertura no tem igual…

    Boa sorte com o canal e continue assim, fazendo timos videos.
    S uma dica: voc poderia de 15 em 15 dias fazer uma receita do leitor, e testar no prprio video. Seria engraado a experiencia e a sua sinceridade.

  • Reply Sofhia 24/07/2015 at 6:35 PM

    Lindeza de bolo! Parabéns! Minha dúvida é: quanto vc cobra num bolo desse? Estou começando minha vida de boleira (amo!) e essa,ainda, é minha maior dificuldade…saber dar o preço. Grata! Beijinhos

    • Reply Francielle Nogueira 27/07/2015 at 1:43 AM

      Esse foi um presente para a noiva, mas eu recomendo você ligar para uma confeitaria e pedir um orçamento para ter uma ideia.

  • Reply Cibele Brito 24/07/2015 at 9:15 PM

    Suas dicas foram SUPER úteis pra mim. Muito obrigada!
    Gostaria de saber se você tem algum truque na hora de transportar, pois tenho uma encomenda de um naked de 2 andares e ainda estou insegura porque o trajeto é meio longo. Como você transportou essa maravilhosidade em segurança?
    Obrigada mais uma vez.
    Beijos,
    Cibele.

    • Reply Francielle Nogueira 27/07/2015 at 1:40 AM

      Que bom que as dicas estão sendo úteis pra você. Eu tive um pouco de dificuldade pra transportar o bolo também. Ele estava muito pesado e eu não consegui carregar sozinha.Coloquei no chão do carro e fui junto me certificando de que ele não balançasse muito. Colocar estacas no bolo ajuda muito nessa hora e os palitinho de dente nas frutas garantiram que elas não caíssem no transporte. Espero que dê tudo certo com o seu bolo. um beijo

  • Reply deize larangeira 02/08/2015 at 5:30 PM

    ola , gostaria de saber como faco para fixar o bolo um em cima do outro

  • Reply Julia 11/08/2015 at 12:19 AM

    Ooi. Sei que pode ser uma pergunta idiota, mas tô meio nova na culinária. Quero fazer o bolo para a minha Mini festa de noivado. Quais frutas vc colocou ali por fora?
    Obrigada ele está lindo.

  • Reply Flaviana 11/08/2015 at 1:04 PM

    Bom dia!! Francielle se quiser fazer de chocolate com as mesmas proporções dessa receita posso colocar colheres de cacau? aguardo resposta obrigada

  • Reply Julia 13/08/2015 at 2:03 PM

    Oii, adorei o vídeo e as dicas.

    3 perguntinhas:

    Desculpa a ignorância, mas quais frutas você usou. Só reconheço o morango, rs (quero saber pra pedir pro moço do Hortifrut.

    Você espera o bolo esfriar pra desenforma-lo?

    O ganache estava gelado quando você recheou? ou temperatura ambiente?

    Obrigada, espero fazer ele para a minha festa de noivado no Sábado, mas com menos andares.

    Beijos

    • Reply Vanessa 04/09/2015 at 12:15 PM

      Tenho as mesma dúvidas que você Julia. Poderia nos ajudar por favor, quero fazer esse bolo pro meu noivado também

    • Reply Giselle 13/07/2017 at 4:25 PM

      Júlia ela usou junto com o morango, mirtilo (é a mais escura), framboesa (que tem vários pontinhos vermelhos) e a cereja.

  • Reply Renee 18/08/2015 at 10:25 PM

    Gostaria de saber si a ganache poderia ficar na geladeira por três dias
    Obrigada

    • Reply Francielle Nogueira 20/08/2015 at 12:06 AM

      pode sim! caso ela endureça demais é só misturar com um pouquinho de creme de leite para que ela fique com uma consistência melhor, porque o chocolate conforme gela, endurece, então provavelmente você vá precisar de um pouquinho de creme 🙂

    • Reply Francielle Nogueira 20/08/2015 at 12:16 AM

      pode sim!

  • Reply Danielle 27/08/2015 at 9:06 PM

    Oi fran! Estou fazendo um bolo pra filha de uma amiga exatamente para 80 pessoas… Rs
    Pra fazer os bolos, dobra a receita, mas a quantidade de ganache da receita já é para as duas receitas de bolo? Ou tenho q dobrar o recheio tb?

    Parabens pela receita !!

    Beijos

    • Reply Francielle Nogueira 10/09/2015 at 3:54 AM

      essa quantidade já está para o bolo de 80 pessoas. só a massa que precisa dobrar mesmo 🙂

  • Reply JONAS 31/08/2015 at 2:39 PM

    Olá curti a receita mas minha dúvida é a seguinte:
    1,2kg é 1 quilo e meio ou 1 e duzentos?
    desde já obrigado

    • Reply Francielle Nogueira 10/09/2015 at 3:53 AM

      1,2 kg é equivalente a 1kg e 200g. desculpe se nao ficou claro 🙂

  • Reply Sonia 31/08/2015 at 9:30 PM

    Francielle não podia deixar de falar que fiz o bolo naked e ficou mmaarraavilhoso, fiz para um chá de fraldas e todos amaram! Muito obrigada por tão deliciosas receitas. Parabéns ! Felicidades. AH se quiser ver o bolo entra no meu face! Bjs! E ooooobbbrrriigggaaddda!

  • Reply Sonia 31/08/2015 at 9:32 PM

    Sonia Santos de Oliveira

  • Reply Larissa 03/09/2015 at 6:21 PM

    Por favor! Quero fazer a receita para apenas a primeira parte do bolo (de baixo). Não consegui entender quais medidas uso… Faço dois bolos de 25cm de diâmetro para 7cm de altura? E os ingredientes?? Obrigada!

    • Reply Francielle Nogueira 10/09/2015 at 3:38 AM

      Se você fizer a receita do jeitinho que eu escrevi (sem dobrar as quantidades) você consegue assar os 2 bolos de 25 cm. Daí se quiser os outros 2 bolos precisa de uma nova receita. Desculpe se não ficou claro. espero que goste!

  • Reply loihana 08/09/2015 at 6:24 PM

    Boa tarde, gostaria de saber se vai dar diferença assar essa massa em forno turbo eletrico, e qual temperatura devo usar ? colocando as estacas preciso colocar aquele isopor para separar as camadas ou devo passar um pouquinho de recheio para grudar uma camada com a outra? agradeço.

    • Reply Francielle Nogueira 10/09/2015 at 3:34 AM

      eu não vou saber te dizer o tempo de forno pro turbo elétrico, pq nunca usei 🙁 sorry! mas sobre o isopor pra separar camadas, ele é ideal mesmo, mas não necessário. Se você montar o bolo nele, vai ficar muito mais fácil depois de transferir e tb de retirar o bolo pra cortar. Eu gosto de tirar cada bolo pra poder cortar, pra não correr o risco de tombar. entao se vc usar o recheio pra “colar” um bolo no outro pode ser que ele não descole fácil na hora de cortar. Entao por isso eu recomendaria sim o isopor ou um papelão grande no formato do bolo 🙂 espero ter ajudado!

  • Reply Mariana 24/01/2017 at 8:55 PM

    Eu queria agradecer muito a você por compartilhar essa receita com tanto carinho e com dicas tão boas. Testei algumas receitas de bolo para o naked mas essa sua receita, wow não tenho palavras, excelente. Fiz o bolo para o meu noivado, foram 4 andares e um bolo giganteee do jeito que eu queria e ficou maravilhoso, tanto o sabor quanto a aparência. Showwww, parabéns pelo trabalho, se tivesse jeito postaria uma foto aqui pra vc ver!

  • Reply Monica 09/02/2017 at 2:48 PM

    Oi Fran…Gostaria de saber se éssa quantidade dá receita… dá massa rende pra fazer todos os andares ou só um de 25 cm ?

  • Reply Luana Braz 05/05/2017 at 9:59 PM

    Estou com uma dúvida. Por favor, me ajude!!!! Depois de frio temos que bater a ganache para atingir a textura mostrada? Se sim, por quanto tempo?

  • Reply Tania 10/05/2017 at 1:51 PM

    Amei teu vídeo, vc pode tira uma dúvida?
    Quero fazer esse bolo para o casamento do meu filho, porém será às 15 hora e estamos no verão, esse recheio corre o risco de ficar mole e derreter? Posso deixar o bolo pronto a noite no dia anterior ao casamento?
    Muito obrigada, mesmo longe (Portugal)posso encontrar ajuda!

  • Reply Marcia 09/06/2017 at 9:14 AM

    Olá! me desculpe a pergunta boba, mas o papel manteiga para forrar na forma é culinario ou é o normal que se vende em papelaria?

  • Reply Beatriz 02/07/2017 at 5:46 PM

    Oi, como que você prende os bolos com a estaca?

  • Reply Tatiane Andrade 06/07/2017 at 10:31 AM

    Olá!
    Amei seu vídeo!Mas gostaria de saber se posso fazer essa massa com cacau ou chocolate 50% , e se sim, qual quantidade posso acrescentar?!

  • Reply Fernanda Ricciotti 29/09/2017 at 11:24 PM

    Desculpe Francielle, troquei os nomes rs

  • Reply Martha 05/11/2017 at 4:29 PM

    Posso cobrir esse bolo cpm pasta americana?

    • Reply Francielle Nogueira 09/11/2017 at 12:23 PM

      sim 🙂

  • Reply Eyshilla 20/11/2017 at 8:24 PM

    Se eu fosse fazer a massa de chocolate qual seria a proporção?
    A quantidade de ingredientes é apenas para 2 bolos de 25 e se eu quiser fazer mais 2 de 20 eu tenho que que dobrar a receita ?

  • Deixe o seu comentário