Batata, Carnes e Aves, Saladas, Sobremesas, Tortas Salgadas, Vegetariano

O Cardápio para a Ceia de Natal 2018

Com vocês, a ceia de natal de 2018!

O episódio mais esperado do ano inteiro. Um cardápio completinho pra você fazer nesse natal.

Todo ano eu preparo esse jantar especial aqui em casa. É uma delícia comemorar o natal em novembro que ê quando gravo esses episódios, e depois ter a ceia em dezembro também. Dá muuuuuito trabalho preparar esse cardápio. Desde a concepção das receitas, passando pelo preparo e produção dos vídeos, e depois com o pós produção, edição, fotos e por aí vai. 

As receitas em si são fáceis, mas quando a gente precisa preparar elas em frente à câmera, o trabalho é triplicado, demora demais.

E nesse ano, eu ainda grávida, que nem na ceia do ano passado (alô deja vu), e agora com um bebê de colo também. O tempo vai ficando cada vez mais apertado.

Por isso, eu separei duas das receitas da ceia para preparar na noite anterior. Assim, sobra mais tempo no dia da ceia pra cuidar das outras receitas e cuidar do meu bebê também 🙂 

Todas as receitas apresentadas aqui ficam deliciosas, pode confiar. O sucesso absoluto da noite foi com certeza a Torta de Nutella, mas chegou perto de ganhar o primeiro posto o filé mignon e o bolo de carne vegetariano também. Foi um empate técnico, digamos assim.

No vídeo e na receita escrita, tentei passar todas as informações pra você preparar esse cardápio. Espero que você goste e que faça as receitas que sugiro aqui. Lembrando que temos também outras sugestões de ceias aqui no blog e no canal também. 

Feliz Natal e boas festas pra você e pra sua família. Com carinho, Fran.

Para o Bolo de Carne Vegetariano:

26g de cogumelos desidratados (eu usei porcini)

2 cebolas em cubos 

4 dentes de alho amassados 

3/4 de xícara (150g) de arroz arbóreo para risoto 

100ml de vinho branco 

500ml de caldo de legumes

200g de cogumelos tipo paris em fatias 

Ervas frescas à gosto (alecrim, sálvia e tomilho)

Raspas de 1 limão 

1/2 xícara (100g) de amêndoas picadas

1/2 xícara (100g) de nozes picadas

2 ovos 

1/2 xícara de farinha de rosca 

 

Para as Batatas:

11 batatas médias com casca e bem lavadas

4 dentes de alho cortados em rodelas finas

Folhas de alecrim

1/4 de xícara de azeite 

Sal e pimenta

 

Para o Filé Mignon:

2 colheres de sopa de manteiga 

Fio de óleo

4 filés mignon (200g cada)

250g de cogumelos frescos em fatias

4 dentes de alho picado

2 colheres de sopa de tomilho

1 xícara (237ml) de creme de leite fresco

1 xícara (237ml) de vinho tinto

1 e 1/2 xícaras (355ml) de caldo de carne

Sal e pimenta do reino

 

Para a Salada:

1 maço de rúcula 

100g de tomates-cereja cortados ao meio no sentido do comprimento

1 pera cortada em fatias

50g de queijo branco tipo minas padrão 

1/2 xícara de azeite

2 colheres de sopa de mostarda amarela ou dijon

2 colheres de sopa de mel

Sal e pimenta do reino

 

Para a Sobremesa:

200g de biscoitos doces triturados

120g de manteiga derretida

400ml de creme de leite fresco ou nata

370g de nutella

3 colheres de sopa de amido de milho

1 xícara de creme de leite fresco (para a cobertura)

1/4 de xícara de açúcar

Morangos para decorar

 

Para o Bolo de Carne Vegetariano:

1. Hidrate os cogumelos secos em água fervente, enquanto começa o preparo do risoto.

2. Em uma panela, adicione um fio de azeite e a cebola e refogue até que ela fique macia. Junte o alho e o arroz e refogue por mais 1 minuto. 

3. Adicione o vinho, misture com uma espátula até que o arroz absorva todo o líquido. Adicione o caldo, aos poucos, misturando muito bem e esperando o arroz absorver o líquido antes de colocar mais caldo. 

4. Retire os cogumelos da água e esprema para sair todo o caldo. Corte em pedaços pequenos e passe o caldo pela peneira, cuidando para não peneirar a sujeira que fica no fundo da vasilha. Use esse caldo na continuação do preparo do risoto.

5. Quando o arroz estiver cozido e o líquido absorvido, desligue o fogo e despeje o arroz em uma vasilha para esfriar.

6. Refogue os cogumelos frescos junto com os desidratados em um fio de azeite até que os cogumelos estejam dourados. Junte o alho e refogue por mais 1 minuto. Acrescente o tomilho e desligue o fogo.

7. Quando o risoto e os cogumelos estiverem frios, misture os dois e adicione as nozes, as amêndoas, ovos, raspas de limão, a farinha de rosca, o sal e a pimenta. Misture para que fique homogêneo.

8. Transfira para uma assadeira de pão tamanho 22x12cm que esteja untada. Cubra com o alumínio e leve para assar em forno preaquecido à 180 C por aproximadamente 50 minutos. Ou então leve à geladeira e asse perto da hora de servir a ceia (caso esteja fazendo no dia anterior). 

 

Para as Batatas:

1. Corte as batatas em fatias, sem cortar até o final, para que as fatias permaneçam unidas. 

2. Intercale as fatias de alho e folhas de alecrim nas fatias das batatas. 

3. Transfira as batatas para uma assadeira untada com azeite. Tempere as batatas com bastante sal e um pouco de pimenta. Regue com azeite e leve ao forno preaquecido à 180 C por aproximadamente 40 minutos ou até que estejam douradas e macias.

 

Para o Filé Mignon:

1. Aqueça uma frigideira larga com 2 colheres de manteiga e um fio de óleo. Adicione os filés e cozinhe para obter o ponto desejado, virando a carne na metade do tempo. 

2. Retire as carnes da panela e adicione os cogumelos. Refogue por 5 minutos ou até que estejam dourados. Adicione o alho e refogue por mais 1 minuto. Junte o tomilho e desligue o fogo. Retire os cogumelos da panela.

3. Na mesma panela, adicione o vinho e o caldo de carne e deixe cozinhar até que o líquido reduza na metade. Junte o creme de leite e espere ferver. Devolva os filés para a panela juntamente com os cogumelos e aqueça a carne. 

 

Para a Salada:

1. Arrume as folhas de rúcula em um prato redondo, deixando o centro do prato vazio, para formar uma guirlanda. 

2. Distribua as fatias de pera, intercalando com os tomatinhos. 

3. Esmiuce o queijo por toda a salada.

4. Em uma vasilha com tampa, adicione o azeite, a mostarda, o mel, sal e pimenta. Tampe e misture até que o molho esteja homogêneo. Transfira para um ramekin e coloque no centro do prato.

Para a Sobremesa:

1. Misture a manteiga derretida com os biscoitos triturados até formar uma farofa úmida. Transfira para uma assadeira de fundo removível de 20 cm de diâmetro e pressione bem no fundo e nas laterais para forrar a forma toda. Asse em forno preaquecido a1 180 C por 8-10 minutos ou até que esteja dourado. 

2.Em uma panela desligada, adicione o amido de milho e misture com um pouquinho do creme de leite para dissolver. Adicione o restante do creme de leite, juntamente com a Nutella. Cozinhe em fogo médio para ferver e engrossar.

3.Transfira o creme para a forma com a crosta e leve para a geladeira por no mínimo 6 horas, preferencialmente de um dia para o outro.

4.Quando chegar a hora de servir, bata na batedeira o creme de leite fresco com o açúcar até obter ponto de chantilly. Decore a tora com o chantilly e morangos e sirva.  

No Comments

Deixe o seu comentário