Flans e Pudim

Pudim de Leite Condensado

pudim de leite condensado

Esses dias fui almoçar com um grupo de americanos e levei um pudim pra eles experimentarem. Eles ficaram todos maravilhados com a receita e principalmente em saber o quão simples é de fazer. A versão francesa do pudim, o crème caramel, é um pouquinho mais complicada, então quando eu conto que é só bater tudo no liqui e assar, as pessoas ficam impressionadas.

Todo brasileiro precisa saber fazer pudim. É aquela receita que todo mundo ama e não tem erro. Quando eu preciso de uma sobremesa que vai agradar meus convidados e não quero gastar muito tempo na cozinha, o pudim é sempre a minha escolha. E não tem como não amar.  A textura é cremosa e delicada, e o sabor simplesmente maravilhoso.

A parte mais complicada é o caramelo. Tem gente que faz o caramelo a partir de uma mistura de água e açúcar. Eu não gosto muito dessa versão porque ela é mais demorada  e complicada. Não dá pra encostar uma colher na panela quando a mistura está fervendo porque pode cristalizar. Eu sou muito mais esse caramelo feito só com açúcar mesmo. Mais rápido e você pode mexer à vontade no açúcar enquanto carameliza. A única coisa importante é não deixar ele na panela depois de pronto porque o caramelo endurece em questão de segundos. Então, assim que pronto, é bom já transferir pra forma de pudim, que aliás pode ser qualquer uma, não precisa necessariamente ser essa de furo no meio. Pode ser quadrada, redonda ou até aqueles ramekins individuais.

Pra desenformar o pudim é bom mergulhar a forma em água quente por alguns segundos. Se não desenformar, aí dá pra passar uma faca ao redor com muito cuidado pra não fazer como eu que acabei acidentalmente cortando um pedacinho do pudim fora (photoshop consertou nas fotos, mas dá pra ver no vídeo).

Sempre tem um caramelo que fica grudado na forma depois de desenformar o pudim. É só colocar água fervendo pra dissolver. Eu deixo de molho por alguns minutos ou durante a noite e depois sai tudo.

Enfim, espero que você goste dessa receita. Quando você fizer esse pudim de leite condensado poste uma foto com a #vaicomeroque pra eu ver a sua foto no instagram. Boa sorte com a receita!

pudim de leite condensado

pudim de leite condensado-9942

pudim de leite condensado

pudim de leite condensado-0016-2

pudim de leite condensado

Ingredientes:

1 xícara de açúcar

3 ovos

1 lata de leite condensado (397g)

2 medidas de leite integral a partir da lata de leite condensado (794g)

Gotas de baunilha

Como Fazer:

Em uma panela em fogo médio, adicione o açúcar e misture com uma espátula até que derreta e vire caramelo.

Transfira para uma forma de pudim e reserve.

No liquidificador, bata os ovos, leite, leite condensado e baunilha até obter uma mistura homogênea.

Transfira a mistura para a forma com o caramelo. Coloque a forma dentro de uma assadeira com água fervente e leve para assar em forno preaquecido à 180 C por aproximadamente 50 minutos.

Retire o pudim do forno e espere esfriar. Leve para a geladeira por no mínimo 3 horas antes de desenformar. Sirva gelado.

No Comments

Deixe o seu comentário