Acompanhamentos, Vegetariano

Risoto de Cogumelos

Risoto é uma das minhas comidas favoritas. Fica pronto em poucos minutos e dá pra adicionar o vegetal ou proteína que tiver em casa.

O meu favorito é esse de cogumelos porque fica bem temperado, é vegetariano (o que é sempre um plus) e acompanhado de uma saladinha é um almoço perfeito. Além disso, as sobras de risoto dão um ótimo arancini (bolinho de arroz) ? ??

O segredo pra deixar ele bem cremoso é sempre dar uma mexida com uma colher pra que o amido do arroz solte.

Falando em arroz, pra um bom risoto é essencial usar arbóreo ou carnaroli porque o arroz comum não é firme o suficiente e vai empapar o risoto inteiro.

A quantidade de líquido pode variar um pouco também dependendo da temperatura do fogo.

Espero que você goste dessa receita. Quando você fizer, poste uma foto com a #vaicomeroque no instagram. Boa sorte com a receita!

RISOTO DE COGUMELOS-7007 RISOTO DE COGUMELOS-7045 RISOTO DE COGUMELOS-7039 RISOTO DE COGUMELOS-7070 RISOTO DE COGUMELOS-7065 RISOTO DE COGUMELOS-7061 RISOTO DE COGUMELOS-7055

Ingredientes:

2 xícaras de arroz arbóreo

400g de cogumelos frescos em fatias

1 L de caldo de legumes

1 cebola em cubos

1 xícara de vinho branco seco

1 xícara de queijo parmesão

Salsinha

Sal e pimenta do reino

5 colheres de sopa de manteiga

Como Fazer:

Em uma panela, adicione 2 colheres de manteiga e os cogumelos. Tempere com sal e pimenta e refogue em temperatura média por 8 minutos ou até que cozinhem. Reserve.

Na mesma panela, adicione mais 2 colheres de manteiga e refogue a cebola até ficar macia. Acrescente o arroz e refogue por 1 minuto. Tempere com sal e pimenta e junte o vinho branco.

Mexa com uma espátula até que quase todo líquido esteja evaporado. Adicione o caldo de legumes aos poucos, mexendo sempre e adicionando mais assim que o arroz absorva.

Quando o arroz estiver quase cozido, junte os cogumelos. Corrija o sal e pimenta e misture o parmesão, salsinha e mais um pouco do caldo. Desligue o fogo e tampe a panela por 5 minutos. Sirva quente.