Bolos, Cookies e Pequenas Sobremesas

Soufflé de Nutella

Essa é daquelas receitas que vai deixar todo mundo impressionado e pensando que é super difícil e você passou horas na cozinha preparando. Que nada. É tão fácil e se você tem nutella em casa provavelmente tem os outros ingredientes também.

Se você não tiver coragem pra testar nenhuma receita das que posto aqui no blog, te faço um pedido: pelo menos teste essa. Prometo que você vai gostar!

Soufflés tem uma péssima reputação que eu acho injusta. Eles são muito fáceis de fazer, mas o problema sempre está na organização do tempo. É uma sobremesa feita pra você servir imediatamente após sair do forno, porque ela murcha rapidamente. O sabor continua o mesmo, mas aquele soufflé lindo e inchado não dura muito.

A boa notícia é que você pode fazer com até 3 dias de antecedência e deixar na geladeira. Daí é só levar para assar minutos antes de servir e voilà. Você tem um delicioso soufflè.

É legal que as claras estejam em temperatura ambiente porque elas vão criar volume mais rápido. Eu optei por bater à mão porque assim tenho mais controle do que na batedeira. Se as claras baterem demais o soufflé não vai crescer muito. Então cuidado. Só bata até elas começarem a ficar firmes, mas ainda macias.

Se você não tiver ramekins individuais para assar pode fazer em uma porção maior também. Só cuide para que a assadeira seja reta nos lados para que ele cresça alto e reto. Espero muito que goste e teste em casa. Depois me conte como ficou.

Ingredientes:

3 claras
1 gema
170g de nutella (3/4 de xícara, mas um pouquinho a mais não vai matar ninguém né)
1/4 de xícara de creme de leite (eu usei o fresco, mas pode ser o de caixinha ou lata sem soro)

Processo:

Leve a nutella ao microondas por 30 segundos para que amoleça um pouco. Isso facilita bastante na hora de misturar com os outros ingredientes.
Em uma tigela, misture o creme de leite e a nutella. Acrescente a gema e misture. Em outra tigela bata as claras em ponto não muito firme.
Incorpore 1/3 das claras no creme de nutella, misturando gentilmente para que não perca o ar incorporado. Acrescente o restante das claras e misture.

Unte 4 ramekins com manteiga e açúcar. O açúcar ajuda a criar uma “parede” de proteção e assim os soufflés podem crescer mais uniformes.
Distribua a massa nos ramekins e leve para assar em forno preaquecido a 200 C por 16-18 minutos. Sirva imediatamente.

16 Comments

  • Reply Sibelle 21/10/2014 at 2:31 AM

    Fran, vc diz que pode deixar a massa na geladeira e s assar qdo servir. Mas no entendi qdo vc diz que legal usar claras em temperatura ambiente. Se deixar na geladeira, ficar gelada… =

    • Reply Vai Comer o Que? 06/11/2014 at 1:18 AM

      eu s gosto de deixar as claras em temperatura ambiente pq elas criam volume mais rpido, mas na hora de assar no faz diferena 🙂

  • Reply Neidiane Ferreira 21/10/2014 at 5:07 AM

    A receita pode ser feita no microondas?

    • Reply Vai Comer o Que? 06/11/2014 at 1:17 AM

      infelizmente essa nao da certo no micro 🙂

  • Reply Geciany 21/10/2014 at 6:06 PM

    fran, esse rende 4 poroes? como fao para aumentar a receita?

    • Reply Vai Comer o Que? 06/11/2014 at 1:17 AM

      sim, so 4 pores, mas pode dobrar, triplicar que da certo tb. 🙂

  • Reply Eliana 26/10/2014 at 2:25 AM

    Como cresce sem fermento?

    • Reply Vai Comer o Que? 06/11/2014 at 1:16 AM

      sao as claras em neve que fazem o sufl expandir 🙂

  • Reply Carminda 29/10/2014 at 11:26 AM

    OI, Franci adorei a sua nova maneira de se comunicar , no domingo te vi e ouvi, mas nao consegui mandar perguntas mas assisti tudo e algumas pessoas fizeram perguntas que eu queria . A maneira que vc conta um pouco da sua vida muito legal !! sabe que ficamos sempre com essa curiosidade devido a situao do nosso pas e em dias de eleio onde a Dilma se tornou novamente a presidente (coisa que nao me agradou) e estamos muito apreensivos quanto ao destino do pas. Bem , te adoro e sinto em vc uma pessoa do bem , sua cachorrinha linda rsrsrsrrs. Tenho dificuldade para fazer pratos que levem legumes , pois acho tudo muito sem graa e meu filho tambem no gosta , mas eu queria algumas receitas que fossem fceis e gostosas ( difcil , n ) e que pudessem ficar de um dia para o outro sem comprometer o sabor . Por favor pense nisso , please !!!! Beijos , mil !!!

    • Reply Vai Comer o Que? 06/11/2014 at 12:55 AM

      Oi Carminda! obrigada por me escrever 🙂 vou pensar com carinho no seu pedido! um beijo 🙂

  • Reply mylena 09/11/2014 at 2:24 PM

    oi Fran te adoro.. seus videos e sua edio so incrveis! Adoro suas receitas quando puder faa uma receita de kinder ovo eu adorooo

  • Reply Luzia 03/12/2014 at 8:29 PM

    Amei a receita. Fcil e parece deliciosa.

  • Reply mylena 26/01/2015 at 9:55 PM

    Oi Fran qual a temperatura do forno?? vc fez o souffl em banho maria ?? adoro seus videos bjs

  • Reply Paula 17/04/2015 at 7:47 PM

    Eu fiz e ficou sucesso!!!! Guardei o resto da massa pra surpreender meu noivo no jantar de hoje. Comi com sorvete de chocolate branco e a combinao fica perfeita!!!!

    • Reply Vai Comer o Que? 01/05/2015 at 2:03 PM

      que bom q vc gostou! 🙂

  • Reply Joana 25/08/2015 at 7:53 PM

    Oi Fran!! Ao invés de assar nos 4 potinhos pequenos posso assar em um só maior? Se sim, o tempo de forno é o mesmo? Adoro cozinhar e suas dicas são ótimas sempre!! Grande abraço!!

  • Deixe o seu comentário