Cookies e Pequenas Sobremesas

Suflê de Laranja Grand Marnier

Ele murcha rapidinho, mas é tão, tão gostoso! Um verdadeiro desafio ns hora de fotografar!
Inspirado em um restaurante que tive a oportunidade de conhecer, eu apresento o suflê grand marnier. Uma sobremesa elegante, perfeita pra um jantar romântico (rende 2 porções ). E o melhor de tudo, é fácil! Seu amor vai pensar que você passou horas na cozinha preparando, mas não conte pra ele que dá pra fazer rapidinho.

Esse suflê eu tive a oportunidade de experimentar pela primeira vez quando fui à Las Vegas, para o meu aniversário. Estava em um restaurante francês e me deliciei com essa sobremesa.

Confesso que não gosto do sabor de álcool e por isso nunca tinha experimentado essa sobremesa. Mas me surpreendi porque o que ficou foi o gosto da laranja e não do álcool em si, e o pouquinho que vai de licor nessa receita já é suficiente para perfumar e dar um toque a mais que nenhum outro suflê tem.

Suflê, ou soufflé, é daquelas sobremesas lindas, que impressiona e atrai romance. É super fácil de fazer. O único detalhe é que ele murcha com muita rapidez, então precisa ser servido imediatamente após sair do forno.

Pra acompanhar esse suflê, a minha sugestão é o creme anglaise que fica delicioso. Foi assim que comi no restaurante e amei!

VEGAS-

Você pode substituir o licor por suco de laranja se quiser, mas eu recomendo muito fazer com Grand Marnier. Você não vai se arrepender, prometo.

Espero que goste dessa receita. Quando você fizer, poste uma foto no instagram com a #vaicomeroque, pra eu ver como ficou.

Grand marnier Soufflé-5SOUFFLE GRAND MARNIER--3Grand marnier Soufflé-9Grand marnier Soufflé-6

Para o creme anglaise:

1/3 de xícara (66g) de açúcar

1 xícara (240 ml) de creme de leite fresco

2 gemas

1 colher de sopa de licor grand marnier

Como Fazer:

Em uma panela, coloque o açúcar, creme de leite, gemas e licor. Ligue o fogo e cozinhe em fogo baixo misturando sem parar até que as gemas cozinhem. A calda deverá ficar quente, sem ferver.

Assim que começar a engrossar levemente, desligue o fogo e transfira para um recipiente. Reserve até o momento de servir.

Para o suflê:

2 colheres de sopa de manteiga derretida

2 colheres de sopa de de farinha de trigo

1/4 de xícara (60 ml) de leite

Raspas de 1 laranja

1 colher de sopa de licor grand marnier

1/4 de xícara de açúcar

2 ovos, gemas e claras separadas

Como Fazer:

Em uma panela em temperatura média baixa, adicione a manteiga e a farinha e cozinhe por 1-2 minutos. Acrescente o leite e misture, cozinhando até que o leite esteja incorporado na mistura e se forme um creme firme. Desligue o fogo e reserve.

Adicione as raspas de laranja, licor e as gemas. Enquanto isso, bata as claras até que comecem a esbranquiçar. Adicione o açúcar em duas etapas e continue batendo até que o merengue esteja branco e brilhoso, mas ainda macio (vai parecer um creme de barbear).

Incorpore o merengue à mistura em três etapas, misturando delicadamente.

Transfira o creme para dois ramekins de 1 xícara untados com manteiga e açúcar e leve para assar em forno preaquecido à 200 C (400F) por 16 minutos ou até que estejam crescidos. Sirva imediatamente acompanhado de creme anglaise.

 

 

 

Comentários

No Comments

Deixe o seu comentário