Tortas Salgadas, Vegetariano

Torta de Ricota e Abobrinha

Essa torta é daquelas tão fáceis de fazer que fica até difícil passar uma receita exata. Eu gosto muito porque ela é super prática, levinha e perfeita para aqueles dias em que a gente está sem muito tempo pra cozinhar.

Eu gosto sempre de ter uma massa folheada no meu freezer pro caso de uma emergência. Ela é tão versátil. Serve pra sobremesas e receitas salgadas também. Por isso que se eu preciso fazer alguma receita pra receber uma visita de última hora, corro pro freezer, tiro a massa e deixo por 30 minutos em temperatura ambiente pra descongelar. Se eu conseguir me programar pra receita, gosto de descongelar na geladeira durante a noite anterior ao preparo.

Essa torta dá pra customizar de diversas formas, Dá pra colocar rodelas de tomate intercaladas com as da abobrinha, dá pra fazer com beringelas, com espinafre, queijo… enfim… dá pra usar o que tem na geladeira e ser criativo.

Espero que goste dessa receita e que faça em casa. Depois vem aqui me contar como ficou! E, ah! Não esquece de postar uma foto do prato usando a #vaicomeroque

Ingredientes:

1 massa folheada descongelada

1 abobrinha grande cortada em rodelas bem finas

100g de creme de ricota

1/2 colher de chá de cebola em pó

1/2 colher de chá de alho em pó

Pitada de sal

Pimenta do reino e caiena à gosto

Como Fazer:

Abra a massa folheada em uma forma e reserve.

Em uma vasilha, misture o creme de ricota com o alho, cebola, pimenta e sal.

Com uma faca, faça uma demarcação na massa folheada para criar uma borda. Coloque a ricota temperada e as abobrinhas enfileiradas. Tempere as abobrinhas com sal e pimenta e leve ao forno preaquecido à 200 C por aproximadamente 20 minutos ou até que a massa esteja dourada e as abobrinhas macias. Sirva quente ou gelado.

torta de abobrinha e ricota

torta de abobrinha e ricota do blog Vai Comer o Quê

 

2 Comments

  • Reply Yamily 13/07/2015 at 5:38 PM

    Amei a receita, você tá linda no vídeo e seu blog novo está show! Parabéns Fran. 😉

    • Reply Francielle Nogueira 27/07/2015 at 2:05 AM

      obrigada linda 🙂

    Deixe o seu comentário