Flans e Pudim, Tortas Doces

Torta de Açai

Já começo esse post dizendo que eu sou a louca do açaí. Quando me mudei para os Estados Unidos sofria porque não encontrava açaí para vender. Tudo o que eu queria nos dias quentes era uma tigelinha de açaí ou um suco dele pra me refrescar. E não encontrava em lugar algum.

Mas graças aos gringos que foram para o Brasil, o açaí foi descoberto nesse país. Amém! Meio que virou uma febre, e os americanos estão postando receitas e receitas em seus blogs ensinando como fazer o tal do açaí na tigela, como se fosse novidade para o mundo. Bobinhos eles. Mal sabem que a gente já se delicia com essa maravilha há muito tempo. 

Fato é que de uns anos pra cá eu consigo encontrar polpa de açaí pra vender e finalmente pude apresentar essa receita por aqui. 

Torta de Açaí é uma delícia e perfeita pra fazer num final de semana. Fica bem levinha e diferente e é bem fácil de fazer.

Confesso que não fiquei muito satisfeita com a cor da minha torta porque queria que ela fosse mais viva. Na última hora decidi acrescentar um pouquinho de corante azul na mousse pra ver se ela deixava um tom mais atrativo, mas o corante não se misturou bem com a mousse que já estava gelatificando. Por isso que você vai perceber uns pontinhos azuis nessa sobremesa. Eu até tirei essa parte de colocar o corante do vídeo porque realmente não funcionou e também não vi necessidade mesmo. O gosto ficou o mesmo, mas só estou contando aqui porque sei que alguns vão ficar curiosos pra saber o porquê de a torta ter ficado assim. 

Eu usei um merengue nessa torta e já sei que vai ter gente reclamando Fran, claras cruas, ui! Até onde eu sei, as bactérias que a gente pode pegar por causa de ovo cru estão na gema e não nas claras, então não vou te dar um sermão dizendo que é seguro, mas eu acho que não tem problema. Agora se isso te incomodar vou te dar duas opções. A primeira seria você fazer o merengue italiano porque ele meio que cozinha as claras. E a segunda opção seria você substituir o merengue da receita por chantilly batido e adoçado. Umas 2 xícaras eu diria, mas não tenho certeza. 

De qualquer forma, ficou muito gostosa. Ela é uma torta simples. Não vou falar pra você criar expectativas de que vai ser algo de outro mundo. Ela tem gosto de açaí na tigela, mas em formato de torta, o que eu gosto muito. 

torta-de-acai-1-18 torta-de-acai-1-12 torta-de-acai-1-4 torta-de-acai-1-14 torta-de-acai-1-2

Torta de Açaí
Write a review
Print
0 calories
0 g
0 g
0 g
0 g
0 g
0 g
0 g
0 g
0 g
0 g
Nutrition Facts
Serving Size
0g
Amount Per Serving
Calories 0
Calories from Fat 0
% Daily Value *
Total Fat 0g
0%
Saturated Fat 0g
0%
Trans Fat 0g
Polyunsaturated Fat 0g
Monounsaturated Fat 0g
Cholesterol 0mg
0%
Sodium 0mg
0%
Total Carbohydrates 0g
0%
Dietary Fiber 0g
0%
Sugars 0g
Protein 0g
Vitamin A
0%
Vitamin C
0%
Calcium
0%
Iron
0%
* Percent Daily Values are based on a 2,000 calorie diet. Your Daily Values may be higher or lower depending on your calorie needs.
Para o bolo
  1. 3/4 de xícara (105g) de açúcar
  2. 3 ovos
  3. 3 colheres de sopa (24g) de manteiga derretida
  4. 3/4 de xícara (105g) de farinha de trigo
Para a mousse
  1. 15g de gelatina sem sabor em pó
  2. 1/3 de xícara (60 ml) de água fria
  3. 1 e 1/2 xícaras (360 ml) de polpa de açaí com guaraná derretida
  4. 4 claras (133g)
  5. 1 xícara (225g) de açúcar
Instructions
  1. 1. Em um bowl, adicione o açúcar e os ovos e misture com uma batedeira ou fouet em banho-maria por 3 minutos.
  2. 2. Retire do banho-maria e bata em velocidade máxima por 4 minutos até obter um creme claro e volumoso.
  3. 3. Adicione a farinha de trigo e a manteiga e misture.
  4. 4. Leve para assar em uma forma de 20 cm untada, em forno preaquecido à 180 C, por aproximadamente 15 minutos ou até que esteja assado.
  5. 5. Em um bowl pequeno, misture a gelatina com a água e deixe descansar por 10 minutos. Leve ao microondas por 10 segundos e espere esfriar.
  6. 6. Em outro bowl, bata as claras. Quando começarem a esbranquiçar, adicione o açúcar aos poucos para formar um merengue. Quando o pico estiver firme, desligue e reserve.
  7. 7. Em um liquidificador, bata a gelatina dissolvida com o açaí. Transfira para uma vasilha e incorpore o merengue delicadamente.
  8. 8. Monte a torta em um aro ou forma de fundo removível, colocando primeiramente a camada de bolo, e por cima o creme de açaí. Leve para a geladeira por no mínimo 8 horas.
beta
calories
0
fat
0g
protein
0g
carbs
0g
more
Vai Comer o Quê? http://vaicomeroque.com.br/

Comentários

No Comments

Deixe o seu comentário