Saudáveis, Tortas Salgadas

Torta Vegana de Tomate

À medida que o verão se aproxima, cresce a minha vontade por receitas com tomates. Eles ficam mais doces e suculentos nessa estação, além de mais baratos também.

Aqui nos Estados Unidos, a gente encontra uma variedade muito grande, desde os cereja até os marrons. E me encanta muito ver as diferentes cores e formatos.

Por isso que assim que eu vi esses tomatinhos no mercado, me lembrei de uma receita antiga que costumava fazer: a torta galette de tomate.

Resolvi transformar a receita em vegana, usando óleo de coco ao invés de manteiga, e farinha integral ao invés da de trigo branca.

O resultado você confere nas fotos e no vídeo, mas já adianto que dá super certo e fica uma delícia. Ela é leve, diferente de outras massas integrais duras que eu vejo por aí. Fica bem fofinha e se desmancha na boca, como se fosse feita com manteiga mesmo. O segredo está em usar uma água bem gelada e não colocar demais. A massa precisa só do suficiente mesmo de água para virar uma peça só, e se você colocar água demais, ela pode acabar endurecendo.

Nem preciso dizer que você pode trocar o recheio e fazer com o que quiser né?! Dá pra ser de abobrinha, de espinafre, pesto, alho poró e por aí vai. Use a sua imaginação e também o que estiver sobrando aí na sua casa.

Quando fizer a receita, poste a sua foto no instagram usando a #vaicomeroque pra eu ver como ficou. Deixa aqui o seu comentário pra eu saber o que você achou dessa receita. Até a próxima!
TORTA INTEGRAL TORTA INTEGRAL DE TOMATE- TORTA INTEGRAL DE TOMATE--5 TORTA INTEGRAL DE TOMATE--4 TORTA INTEGRAL DE TOMATE--12

Ingredientes:

2 e 1/2 xícaras (400g) de farinha integral ou de centeio

Pitada de sal

2/3 de xícara (160g) de óleo de coco em estado sólido

1/4 de xícara (60 ml) ou mais de água gelada

300g de tomates cereja

1/4 de xícara (60 ml)de molho de tomate

Manjericão à gosto

Como Fazer:

Em uma bancada, adicione a farinha. Faça um buraco no meio e acomode o óleo de coco. Tempere com sal e misture com as mãos. Adicione a água aos poucos e misture com as mãos para formar uma massa uniforme. Forme uma bolinha com a massa.

Abra a massa entre folhas de papel manteiga e leve para a geladeira por 30 minutos.

Transfira para uma assadeira e cubra com molho de tomate, deixando uma borda sem molho. Espalhe os tomates cortados e dobre as laterais para formar uma galette. Tempere com sal, pimenta e azeite.

Leve para assar em forno preaquecido à 180 C por aproximadamente 40 minutos. Sirva morna com manjericão salpicado.

 

Comentários

No Comments

Deixe o seu comentário