Dicas/Técnicas

Um pouco sobre Pães

Oi! Como tinha prometido, aqui está uma parte daquele livro que comentei aqui do Williams-Sonoma. Minha traduçao nao está aquela coisa, mas pelo menos fiz sem ajuda de dicionario nenhum. Peguei só alguns trechos que achei interessante falando um pouco sobre paes. Espero que seja útil. By the way, essa foto ai é do primeiro pao que fiz.

Imagem

Existem dois métodos para assar paes. O primeiro se chama método de muffin, em que primeiro se misturam todos os ingredientes secos e todos os líquidos separadamente antes de misturá-los.

O segundo método se chama método cremoso, e é menos utilizado para paes.  Primeiro se mistura a manteiga e o açúcar para depois se incorporar os outros ingredientes. Esse método é muito comum no preparo de bolos. Misturar a manteiga e o açúcar cria pequenas bolhas de ar que, mais tarde,  ajudam o fermento a agir e criar uma estrutura para a receita.

No momento em que se combinam os ingredientes secos com os líquidos, preste atençao para misturar somente até os ingredientes ficarem combinados. A partir do momento em que a farinha entra na receita, quanto menos misturar melhor. Quanto mais voce misturar a farinha, mais glúten ela vai liberar, e quanto mais glúten, mais pesada a receita vai ficar.

Problemas ao assar paes

O que Aconteceu

Porque Aconteceu

Pao afundou

Pao cresceu muito rápido devido ao excesso de fermento

Pao está muito seco

Foi assado por muito tempo; gordura ou líquido insuficiente

Pao nao está assado em alguns pontos

Forno nao estava quente o suficiente; forno nao distribui o calor de forma igual

Pao está muito pesado

Massa foi misturada demais

Pao está muito duro

Massa foi misturada demais

5 Comments

  • Reply Francielle Nogueira 13/06/2012 at 2:35 PM

    claro! esse pao eh de iogurte…fica uma delicia! vou fazer de novo e posto aqui no blog..bjinhos

  • Reply Evelyn 28/06/2012 at 7:17 PM

    Fran, eu quero seu pao de iogurte, cade ele? Please!!! Posso usar fermento seco nele?? Nao achei o fresco ainda e tb nao sei falar tudo isso em arabe…kkkk Me avisa pelo Face qdo vc fizer… Mesmo q nao de p postar aqui, manda por mensagem… Bjus!

    • Reply Francielle Nogueira 28/06/2012 at 7:36 PM

      Eu soh sei fazer pao com fermento seco…o fresco acho muito forte o gosto… vou fazer a receita sim, prometo! eh que estou sem camera pra tirar foto por esses proximos dias! mas vou te passar a receita

  • Reply Erika 22/06/2015 at 8:49 AM

    Ol, o que vc quis dizer com quanto mais glten , mais pesada vai ficar sua receita? Estou procurando uma receita de pp preto alemo com fermento natural e vrios gros. Nessas suas pesquisas vc tem o verdadeiro? . Tks., abs

  • Reply Eveline Oliveira 06/11/2017 at 12:13 PM

    Mas não é preciso sovar o pão para crescer melhor? como fica isso? fiquei curiosa se tinha algo sobre isso no livro hehe

  • Deixe o seu comentário