Burgers e Lanches, Pães Salgados

Pão de Hambúrguer

Pão de Hamburguer

Brioche é o nome desse pãozinho maravilhoso que os franceses inventaram. E como toda boa receita francesa, ele é cheio de manteiga e gemas. Sim, porque os franceses conseguem transformar até um simples pãozinho em algo dos deuses. Um beijo em quem criou essa receita.

A receita original pede por 8 gemas. Sim, é isso mesmo! OITO. Eu como quis fazer de conta que sou saudável, substituí 4 gemas da receita original por um pouco mais de leite. A receita original pede por 1/3 de xícara de leite, mas eu coloquei 1 xícara para obter a mesma umidade na massa.

O fato é que brioche é um pão tão fofinho, macio, cheio de ar dentro e cada vez que como fico pensando que PRECISO fazer mais vezes a receita porque é boa demais.

Dá pra fazer pão de hambúrguer que nem eu, ou pão no formato tradicional (que nem eu, de novo). A rabanada feita com esse pão é a melhor que existe e se você rechear com nutella então… nossinhora.

Mas dessa vez vou ficar com a versão salgada. No próximo post vou te ensinar a fazer um hambúrguer vegetariano pra comer com esse pãozinho que é sensacional.

Espero que você goste dessa receita. Quando fizer, poste uma foto com a #vaicomeroque no instagram pra eu ver como ficou!

BRIOCHE-0249 BRIOCHE-0250 BRIOCHE-0228

Ingredientes:

7g (2 colheres de chá) de fermento biológico seco

30g (2 colheres de sopa) de açúcar

240 ml (1 xícara) de leite morno

4 gemas

3 xícaras (375 g) de farinha de trigo

113 g  (1/2 xícara) de manteiga

1 colher de chá de sal

Gergelim à gosto

1 ovo + 1 colher de sopa de leite para pincelar

Como Fazer:

Misture o fermento, açúcar e leite e deixe descansar por 10 minutos para fermentar.

Em um bowl, misture a farinha e gemas. Adicione o líquido fermentado e misture. Acrescente a manteiga e misture. Sove a massa por 10 minutos para que fique bem macia e elástica.

Cubra com um pano ou plástico filme e deixe descansar por 2 horas ou até que dobre de volume.

Divida a massa ao meio e corte cada metade em 4 partes para formar 8 bolinhas. Se preferir, use uma das metades para assar um pão em formato tradicional.

Modele bolinhas e transfira para uma assadeira com papel manteiga. Deixe crescer por mais 1 hora.

Bata 1 ovo com o leite e pincele os pãezinhos com a mistura. Faça dois cortes superficiais nos pães e cubra com gergelim.

Asse em forno preaquecido à 200C (3400F) por 20 minutos ou até os pães estejam dourados.

 

2 Comments

  • Reply Hambúrguer Vegetariano - Vai Comer o Quê?Vai Comer o Quê? 10/01/2017 at 10:55 PM

    […] montagem eu fiz usando essa receita aqui de pão de hambúrguer. Fica demais! […]

  • Reply Nicholas Rodrigues 22/08/2017 at 10:20 AM

    Se eu não quiser ser tãao saudável assim, posso fazer com as oito gemas 1/3 de xícara de leite? Ou vou precisar de mais farinha (ou menos manteiga)? 😀

  • Deixe o seu comentário