Burgers e Lanches

Cheeseburger

Todo mundo ama um bom cheeseburger. Quando a carne fica suculenta, bem temperada e a crostinha crocante é irresistível. Não vou nem comentar aqui as razões pela qual você deveria parar de comprar aqueles congelados que vendem no mercado, mas se eu fosse falar algo diria que esse daqui é feito com carne de verdade e não com farinha e sabor artificial de carne. Isso já seria um bom argumento, mas é melhor nem falar sobre esse assunto.

Os Estados Unidos é considerado o país dos hambúrgeres. Tem variações incríveis, e por onde quer que você ande, vai encontrar uma hamburgueria. E um dos mais gostosos e diferentes que eu já provei é esse que eu apresento aqui hoje.

Ele tem um sabor único pelo fato de ser marinado no Uísque. Bom, eu já comentei várias vezes que não bebo, por detestar o gosto de álcool (razão número 1) e também por uma questão de princípio religioso meu (razão número 2). Porém,  acho que cozinhar com bebidas adiciona uma dimensão nova de sabores (depth of flavor) e realmente eleva o prato em alguns casos. O gosto do álcool evapora quando aquecido e você fica somente com o sabor.

Eu deixo marinando por 5 minutos de cada lado, mas se você quiser um gosto mais forte da bebida, pode deixar por 30 minutos, virando na metade do tempo. Para que o hambúrguer fique com aquela crostinha crocante é essencial remover todo excesso de líquido com a ajuda de um papel toalha, para somente depois fritar.

Se você estiver usando uma panela de ferro, nem precisa untar com gordura. É só se certificar que ela esteja bem quente antes. Para um hambúrguer ainda mais bonito e redondinho, eu recomendo colocar no congelador por 30 minutos antes de fritar. Eu gosto muito de colocar fatias de abacate também, e tinha até separado para o vídeo, mas no final, esqueci de colocar. Fica muito bom e vale a pena. Eu sei que a gente no Brasil não é muito fã de abacate com pratos salgados, mas esse ingrediente tem um sabor muito neutro e, na verdade, vai muito bem com um hambúrguer.

cheeseburguer estilo tennessee

Ingredientes: (para 2 pessoas)

500g de patinho moído

1/2 xícara de Uísque

1 tomate em rodelas

1/2 cebola em rodelas

2 fatias de queijo cheddar

2 folhas de alface

Maionese à gosto

Molho barbecue à gosto (clique aqui para a receita )

Sal, pimeta do reino e pimenta caiena à gosto

burger com whiskey

Como Fazer:

Em um bowl, misture a carne moída, sal e pimentas. Modele os hambúrgeres com a ajuda de uma tampa que tenha o diâmetro maior do que o seu pão. Os meus hambúrgeres ficaram com 250 g cada.

Mergulhe os hambúrgeres no uísque e deixe marinando por 5 minutos de cada lado. Retire o excesso de umidade com a ajuda de um papel toalha. Quanto mais sequinhos eles ficarem, melhor.

Aqueça uma panela e cozinhe os hambúrgeres por 4 minutos de cada lado (para uma carne ao ponto). Monte os hambúrgeres com alface, tomate, maionese, queijo, cebola roxa e barbecue .

burger do vai comer o que #burger #hamburger #vaicomeroque 8   burger com whiskey (1 of 1)-7 hamburger marinado no uísque

Comentários

1 Comment

  • Reply Goreti Rodrigues 12/08/2015 at 10:24 PM

    Maravilhoso! E esse pão hein, é de pular pra dentro da telinha. Fala um pouquinho sobre ele, please!!!

  • Deixe o seu comentário