Salgadinhos e Lanches Pequenos

Coxinha de Frango e Requeijão

Ela é suculenta, macia e crocante. Uma massa com batatas que fica super bem temperada e um recheio de frango com requeijão que, na minha opinião, não poderia ficar melhor.

coxinha com massa de batata e recheio de frango com requeijão #coxinha #catupiry #batata #frango (1 of 1)

Todo mundo ama coxinha, e até os meus amigos vegetarianos ficam com vontade quando vêem uma que está recém fritinha, super fresca e crocante.

O que essa receita tem de diferente das outras? Bom, o recheio não é aquele seco, com um frango esfarelento como eu vejo muitos por aí. A massa também não é aquela que fica com gosto puro de farinha. Ela fica super leve por causa da batata e muito bem temperada devido ao caldo do cozimento do frango. Nada de usar um caldo daqueles de cubinho. Nessa receita a gente faz mesmo é um caldo delicioso com frango e legumes.

coxinha frango com requeijão #coxinha #catupiry #batata #frango (1 of 1)

Dá trabalho? Sim. Não vou negar a praticidade de comprar na rua. Fica melhor do que a de padaria? Com certeza. Vale a pena o esforço e sujeirada? Muito.

 

Ingredientes:

Para a massa:

500g de batatas descascadas (aproximadamente 2 batatas grandes)

500g de farinha de trigo

900 ml de caldo de frango

Sal e pimenta do reino à gosto

Para o recheio:

500g de peito de frango

2 tomates em cubos

1 cebola em cubos

3 dentes de alho picados

200g de requeijão

Para o caldo:

1 cebola

2 talos de salsão em cubos

1 cenoura descascada em cubos

900 ml de água

Sal, páprica doce e pimenta à gosto

Para empanar:

200 ml de água gelada

300 g de farinha de rosca  ou panko

#coxinha #catupiry #batata #frango (1 of 1)

Como Fazer:

Em uma panela grande, adicione a cebola inteira, cenoura, batatas, salsão e o frango. Cubra com água, tempere com sal e pimenta e deixe ferver até que o frango e batatas estejam cozidos.

Separe o frango e desfie com a ajuda de um garfo. Retire as batatas e amasse com um garfo. Peneire o caldo e reserve.

Na mesma panela, refogue a cebola em cubos até que fique transparente. Junte o frango desfiado, alho e tomate e cozinhe por 1 ou 2 minutos. Junte o requejão, misture e desligue o fogo. Reserve.

Para a massa, coloque em uma panela as batatas amassadas e o caldo do frango. Tempere com sal e pimenta e espere levantar fervura. Quando ferver, junte a farinha toda de uma vez, misturando para cozinhar. Assim que desgrudar do fundo da panela e formar uma massa pesada, desligue o fogo e reserve até que a massa esteja fria.

Modele as coxinhas e empane em água gelada e farinha de rosca. Para uma coxinha ainda mais crocante, eu gosto de usar panko, que é uma farinha de rosca feita a partir de pão branco. Pra fazer o seu próprio pano é só retirar as cascas de qualquer pão branco e triturar no processador até que fique em pedacinhos bem pequenos. Depois é só levar no forno à 180 C por aproximadamente 15 minutos ou até que o pão seque sem dourar. A diferença entre panko e farinha de rosca tradicional é que a de rosca é triturada depois de o pão ser levado ao forno e o panko, antes. Muitos mercados hoje em dia já vendem o panko, mas se você não encontrar, dá sempre pra aproveitar aquele pão que estava quase indo fora e fazer em casa.

Depois é só fritar as coxinhas em óleo bem quente e escorrer com papel toalha.

Não esquece de tirar uma foto quando você fizer essa receita e usar a #vaicomeroque pra eu poder ir lá no instagram curtir a sua foto 🙂

#coxinha #catupiry #batata #frango #vaicomeroque (1 of 1)

coxinha com massa de batata super crocante e macia (1 of 1)

 

1 Comment

  • Reply Juliana 05/08/2015 at 4:37 PM

    hmmm, que vontadee <3

  • Deixe o seu comentário