Salgadinhos e Lanches Pequenos, Saudáveis, Vegano, Vegetariano

Pão de Queijo Vegano

Esse pão de queijo é uma versão mais saudável e com o mesmo gosto e textura do pão de queijo tradicional, mas sem leite, ovos ou até mesmo queijo. Dá pra acreditar? Prometo que fica delicioso! 

Depois de várias tentativas diferentes, eu cheguei nessa receita que, na minha opinião, é até mais fácil e gostosa do que a original. Eu tentei com batata doce, só com batata e só com mandioca, mas o jeito que mais gostei foi misturando a mandioca com a batata comum. Fica realmente muito parecido! 

E pra quem pergunta aonde eu encontro mandioca pra vender aqui nos EUA, eu compro ela congelada mesmo, da marca Goya. Já vem descascada e eu compro em um mercado hispano aqui perto de casa, então eu sugiro você procurar algum mercadinho desses também. E em relação ao polvilho eu também encontro nesse mesmo mercado, mas acabo comprando uma versão mais barata que é a tapioca starch (polvilho doce). Custa uns 0.80 centavos por 1/2 kg e você encontra online e também em mercados que vendem produtos orientais. 

Eu não testei essa receita com mandioquinha (batata barra) porque aqui nos Estados Unidos nunca consegui encontrar, mas tenho visto diversas receitas por aí feitas com ela, e tenho certeza de que dá certo também. A única diferença que senti em relação ao pão de queijo tradicional foi na aparência. Ele fica bem mais branquinho do que a versão original, então a minha dica é não ir pelo olhômetro na hora de saber se ele está assado, porque não vai ficar muito douradinho. 

De resto, meu conselho é explorar essa receita e acrescentar outros temperos e ingredientes que você gosta. Depois me conta como ficou! Vou adorar ver a sua versa no Instagram com a #vaicomeroque.

Pão de Queijo Vegano
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Ingredients
  1. 2 e 1/2 xícaras de purê de batata e mandioca (ou mandioquinha ou batata doce)
  2. 2 e 1/2 xícaras de polvilho doce (ou a mistura de doce + azedo)
  3. 4 colheres de sopa de óleo
  4. Pitada de sal
Instructions
  1. 1. Cozinhe a batata (descascada) e mandioca em água salgada. Quando estiverem macias, escorra a água e bata no processador (retire as fibras da mandioca) para formar um purê.
  2. 2. Na batedeira ou à mão, adicione o purê ainda quente junto com o polvilho, óleo e sal. Misture até formar uma massa homogênea. Caso precise, adicione um pouco mais de polvilho ou de purê para obter uma consistência para modelar.
  3. 3. Modele bolinhas do tamanho de uma colher de sopa e transfira para uma assadeira. Asse em forno preaquecido à 180 C por aproximadamente 20 minutos.
Vai Comer o Quê? https://vaicomeroque.com.br/
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1 Comment

  • Reply Cristina De Vincenzo 18/09/2017 at 9:23 AM

    Oi Fran, eu fiz esta receita e levei na casa de amigas. Misturei batata com mandioquinha salsa por causa da cor. Ficou uma delícia e as amigas não sabiam porque ele estava com ‘algo’ de diferente. Eu falei que era mandioquinha. Elas comeram e adoraram. Depois é que falei que era sem queijo, e ninguém acreditou!
    Suas receitas são sempre certeiras! obrigada por compartilhá-las conosco!

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