Bolos

Tronco de Natal

Tronco de natal, ou bûche de noël, é um rocambole perfeito pra fazer na época de final de ano. Ele imita um tronco de árvore, e é fácil de fazer.

A minha versão leva doce de leite e fica uma delícia. Não necessariamente a massa precisa ser de chocolate, mas eu sempre fico desapontada quando como um bûche de noël que não leva chocolate na massa.

Essa massa fica bem leve e bem macia. Como todo rocambole, o segredo é não assar demais para não ressecar a massa. Outro truque é enrolar a massa ainda quente e deixar ela esfriando enrolada mesmo, para evitar rachaduras. Mas, caso rache um pouquinho, não tem problema. A ganache que decora o bolo cobre qualquer imperfeição e você vai ter um tronco de natal lindo mesmo assim 🙂

Espero muito que você goste dessa receita 🙂 Quando fizer, poste a sua foto no Instagram com a #vaicomeroque pra eu ver como ficou a sua versão 🙂

Tronco de Natal
Write a review
Print
Para a massa
  1. 4 claras
  2. 4 gemas
  3. 1/2 xícara (100g) de açúcar
  4. 1/3 de xícara (67g) de açúcar
  5. 1/3 de xícara ( 79ml) de leite
  6. 1/2 xícara ( 60g) de farinha de trigo
  7. 1/3 de xícara ( de cacau em pó
  8. 1/2 colher de chá de fermento químico
  9. 600g de doce de leite
  10. 150g de chocolate meio amargo picado ou em gotas
Instructions
  1. 1. Em uma batedeira, bata as claras até começarem a esbranquiçar. Adicione 1/2 xícara de açúcar aos poucos e continue batendo até formar um merengue firme. Reserve.
  2. 2. Na mesma batedeira, bata as gemas com o açúcar restante por 3 minutos ou até que fique esbranquiçado. Adicione o leite, cacau, farinha e fermento e misture.
  3. 3. Junte as claras em neve delicadamente fazendo movimentos circulares. Transfira a massa para uma forma de 25x12 cm forrada com papel manteiga e distribua para que fique uma camada uniforme.
  4. 4. Asse em forno preaquecido à 180 C por aproximadamente 12-15 minutos ou até que as bordas comecem a descolar da forma. Cuidado para não assar demais ou a massa poderá rachar.
  5. 5. Assim que sair do forno, desenforme em uma folha de papel manteiga ou em um pano e espalhe cacau por cima do rocambole. Enrole imediatamente e deixe esfriar enrolado.
  6. 6. Quando o rocambole estiver frio, desenrole a massa e espalhe o doce de leite e enrole.
  7. 7. Corte faça dois cortes no rocambole e monte o tronco. Espalhe a ganache e faça
Vai Comer o Quê? https://vaicomeroque.com.br/

No Comments

Deixe o seu comentário